Política

Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa

Igor Pereira

Solenidade de posse dos deputados estaduais

Os 27 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições foram empossados na tarde desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e irão compor a 20ª legislatura do parlamento alagoano, ocupando as cadeiras do Poder Legislativo pelos próximos quatro anos.

Entre os parlamentares empossados, 16 foram reeleitos e 11 são estreantes. (Confira a lista dos empossados abaixo).

Diferentemente dos candidatos eleitos para cargos do Poder Executivo, os representantes do Poder Legislativo têm um mandato que se inicia apenas em fevereiro.

“Com isso, já temos o Poder Legislativo constituído com os novos representantes, com o compromisso de cumprir a constituição, trabalhar pela harmonia e fazer com que Alagoas continue avançando, ao lado do Poder Judiciário e do Poder Executivo”, disse o deputado Marcelo Victor após o empossamento.

Também participaram da solenidade, o governador de Alagoas, Paulo Dantas e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, além de amigos e familiares dos empossados.

Confira os deputados estaduais empossados:
Reeleitos:

  1. Cabo Bebeto (PL)
  2. Marcelo Victor (MDB)
  3. Flávia Cavalcante (MDB)
  4. Ricardo Nezinho (MDB)
  5. Antonio Albuquerque (Republicanos)
  6. Cibele Moura (MDB)
  7. Fátima Canuto (MDB)
  8. Bruno Toledo (MDB)
  9. Ronaldo Medeiros (PT)
  10. Dudu Ronalsa (MDB)
  11. Francisco Tenorio (PP)
  12. Breno Albuquerque (MDB)
  13. Gilvan Filho (MDB)
  14. Inácio Loiola (MDB)
  15. Marcos Barbosa (Avante)
  16. Silvio Camelo (PV)

Estreantes:

  1. Alexandre Ayres (MDB)
  2. Fernando Pereira (PP)
  3. Carla Dantas (MDB)
  4. Dr Wanderley (MDB)
  5. Remi Calheiros (MDB)
  6. Delegado Leonam (União Brasil)
  7. Rose Davino (PP)
  8. Lelo Maia (União Brasil)
  9. Andre Silva (Republicanos)
  10. Gabi Goncalves (PP)
  11. Mesaque Padilha (União Brasil)

Eleição para a mesa diretora

Além da posse dos 27 deputados estaduais, ainda na tarde de hoje será realizada a eleição da Mesa Diretora da ALE, que comandará a Casa Legislativa nos próximos dois anos.

Os cargos a serem preenchidos são o de presidente, que ocorre em eleição isolada, e os de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e 1º e 2º suplentes, por chapa conjunta. Com o encerramento do prazo de inscrições, foi registrado apenas o nome do deputado Marcelo Victor (MDB) para disputar o cargo de presidente do Legislativo.

Para os demais cargos da Mesa Diretiva, também requereram inscrição de chapa completa os deputados: Bruno Albuquerque Toledo (Cargo de 1º Vice-Presidente); Gilvan Gomes Barros Filho (Cargo de 2º Vice- Presidente); Flávia Maria Silva Cavalcante de Oliveira (Cargo de 3º Vice- Presidente); José Francisco Cerqueira Tenório (Cargo de 1° Secretário), Ricardo Pereira Melo (Cargo de 2º Secretário); Marcos Antonio de Oliveira Barbosa (Cargo de 3° Secretário); Carla Dantas Lima e Silva (Cargo de 4° Secretário); Silvio Rogério Dias Camelo (Cargo de 1º Suplente) e Dudu Ronalsa (Cargo de 2º Suplente), conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico do Poder, que circula hoje.

Para ser eleito, o Regimento Interno da Casa determina que o candidato precisa de maioria absoluta dos votos. A eleição para todos os cargos da Mesa Diretora será realizada, em regra, por votação nominal e aberta. Os requerimentos dos pleiteantes aos cargos que comporão a Mesa Diretiva do Parlamento alagoano atende às disposições expressas contidas na resolução 369/1993, e recebeu o apoio de 18 dos 27 parlamentares eleitos para a 20ª legislatura, que se inicia nesta quarta-feira.