Há sete meses sem receber o repasse financeiro por parte da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), o Complexo Hospitalar Manoel André, conhecido como Hospital Chama de Arapiraca, anunciou, por meio de nota de esclarecimento, que estão suspensas a partir desta segunda-feira, 06, as consultas dos pacientes que iriam a unidade hospitalar pela primeira vez.
Ainda conforme a nota, a medida também atinge os pacientes de Radioterapia e Quimioterapia que excedem o limite do teto de gastos.
O Hospital Chama explica que tomou a decisão de suspender as consultas do setor de oncologia após o Governo de Alagoas deixar de realizar os repasses dos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Com a falta de pagamento, a equipe médica está se desligando do hospital devido ao atraso dos salários.
“Considerando que sem o referido repasse não há condições de executar os serviços excedentes, principalmente pela falta de equipe profissionais médicos”, diz a nota.
A unidade hospitalar finaliza a nota alegando que o Ministério Público, a Secretaria de Saúde de Arapiraca e a Sesau já foram informados sobre a paralisação dos serviços.
Também por meio de nota, a Sesau informou que inicia hoje a regularização dos pagamentos aos Hospitais Regional e Chama. A secretaria disse ainda que vai adotar medidas, nos próximos dias, para liberar recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e assim liquidar as pendências.
Além do hospital, o Governo de Alagoas segue colecionando crises com outras categorias. Desde o mês passado, professores temporários e aprovados no concurso público da Polícia Militar de Alagoas realizam protestos pela cidade contra o atual governo.
Os monitores reclamam que não receberam os salários do mês de janeiro e que não houve comunicação prévia sobre o desligamento das atividades. Já os aprovados em concurso pedem a nomeação.
Na semana passada, uma empresa, que presta serviço de home care ao Estado, também emitiu nota ameaçando paralisar dos serviços uma vez que estavam sem receber desde o mês de maio de 2022. Nesta segunda-feira, a Sesau também emitiu nota se comprometendo em equalizar os pagamentos referentes aos prestadores de serviço.
Confira notas:
Sobre o pagamento de serviços oncológicos
A Secretaria de Estado inicia a regularização dos pagamentos aos Hospitais Regional e Chama, ambos localizados em Arapiraca.
Hoje mesmo está prevista a transferência de valores para essas instituições.
A Sesau vai adotar medidas, nos próximos dias, para liberar recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e assim liquidar as pendências. A Sesau reafirma seus indissociáveis compromissos com a vida e o bem estar da sociedade alagoana.