Uma fiscalização da Vigilância Sanitária apreendeu, nesta quinta-feira (09), 280 kg de alimentos impróprios para o consumo humano. Foram recolhidos laticínios, carnes bovinas, frangos, linguiças, salames, pães e ração para cães e gatos, que estavam fora do prazo de validade e em ambientes que não seguiam as normas sanitárias.
Os produtos foram recolhidos e serão descartados no aterro sanitário da capital. Foram inspecionados e autuados supermercados, restaurantes e frigoríficos, nos bairros Tabuleiro do Martins, Poço e Vergel do Lago.
Os estabelecimentos receberam orientações sobre as normas sanitárias e foram autuados pela infração cometida e poderão pagar multa que pode variar entre R$ 180,00 a R$ 19 mil pela infração.
“A comercialização de alimentos é algo a se ter um olhar cuidadoso, pois os riscos de infecção por alimentos é grande, podendo ocasionar problema de saúde pública. A fiscalização dos estabelecimentos é feita com a finalidade de assegurar qualidade e saúde à população, o consumidor. Os representantes dos comércios de alimentos devem se atentar para a saúde do comprador, para juntos garantirmos a saúde de todos”, pontuou Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió.
Denúncia – As fiscalizações de rotina ocorrem diariamente com buscas ativas, mas a população pode denunciar irregularidades entrando em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.