Futebol

Por que Vinicius Jr. ficou fora de ‘time do ano’ da Fifa e CR7 e Neymar disputam vaga na seleção mesmo com temporadas apagadas

Nesta segunda-feira (13), a Fifa disputou os 26 nomes que disputam 11 vagas na seleção do ano do prêmio The Best da Fifa em 2022. A maior surpresa foi a ausência de Vinicius Jr. da relação de atacantes.

Mesmo sendo campeão da Uefa Champions League e ter sido destaque da temporada vitoriosa do Real Madrid, o camisa 20 merengue acabou não entrando entre os melhores atacantes.

Na atual edição, Vini perdeu espaço para os seguintes jogadores: Karim Benzema, Erling Haaland, Robert Lewandowski, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo.

Por que Vinicius Jr. ficou de fora?

A FIFPro, o sindicato mundial de jogadores de futebol, tem mais de 60 mil afiliados à organização. Esses atletas votam nos três melhores para cada posição: goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes.

Com isso, Vinicius Jr. acabou levando menos votos para chegar à lista final do que os indicados. Mesmo com temporadas modestas, Cristiano Ronaldo e Neymar, por exemplo, acabaram à frente do brasileiro do Real Madrid e por integram tal lista de atacantes.

Os mais bem votados são indicados à lista final (essa divulgada nesta segunda-feira) e o time ideal é divulgado nas premiações da Fifa. Um goleiro, três defensores, três meio-campistas e três atacantes serão eleitos. O último nome será atribuído ao jogador de campo com o maior número de votos.

O prazo considerado pelo desempenho dos atletas é entre os dias 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022. A seleção do ano será conhecida no dia 27 de fevereiro, em Paris, durante o Fifa The Best.