Interior

Judiciário medeia encontro para regularizar abastecimento de água em Rio Largo

Durante reunião, representantes decidiram pela criação de um comitê gestor para implementação das soluções estruturantes no município

Encontro foi conduzido pelo presidente Fernando Tourinho. Foto: Adeildo Lobo

O Poder Judiciário, através do desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), mediou uma reunião para regularizar o abastecimento de água no Município de Rio Largo. Durante o encontro, representantes do governo do Estado, Ministério Público Estadual, BRK Ambiental e Prefeitura de Rio Largo decidiram pela criação de um comitê gestor para implementação das soluções estruturantes no município.

O presidente do TJAL destacou a importância de que seja discutida uma solução para resolver a situação. “As partes vão sentar à mesa para encontrar uma solução emergencial para o grave problema existente no município de Rio Largo. Verifiquei que todos querem resolver e nós buscamos reunir os envolvidos, para que juntos possam encontrar as alternativas”, ressaltou o desembargador Fernando Tourinho.

Segundo o Marco Legal do Saneamento Básico, as regras estabelecem metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Para isso, o Governo de Alagoas realizou um leilão de três blocos de municípios, sendo o bloco A composto pelos 13 municípios que compõem a região metropolitana de Maceió, dentre eles Rio Largo.

Segundo o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a BRK, empresa vencedora da licitação, vem enfrentando algumas dificuldades para efetivar os seus serviços em Rio Largo, mas acredita que a partir de agora as soluções serão efetivadas.

“Vamos criar um comitê para que a BRK apresente um cronograma de investimento dentro das condições do contrato, e acredito que todos que participaram desta reunião estão com boa vontade e interesse de que esses serviços cheguem às pessoas que precisam em Rio Largo”, explicou o governador.

Para o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, a mediação promovida pelo Judiciário foi essencial para a população.

“O município está colocando à disposição toda sua estrutura burocrática para ofertar à BRK o que ela precisar para fazer um trabalho à altura do que o município precisa, que é a prestação de um serviço decente. Quero registrar que o presidente Fernando Tourinho está prestando um grande serviço não só a Rio Largo, mas a toda Alagoas nesse momento de conciliação para melhorar a vida do povo.”

O diretor-presidente da BRK Alagoas, Herbert Dantas, destacou que a empresa possui cerca de R$ 300 milhões para serem investidos em Rio Largo, mas que ainda não conseguiu implementar algumas obras indispensáveis para que o serviço seja prestado da melhor forma.

“Somos os responsáveis pela prestação de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Rio Largo desde julho de 2021, e de lá para cá tivemos uma série de dificuldades, como vandalismos e impedimentos de nossas equipes fazerem levantamentos de campo. Agora, esperamos conseguir montar um plano de trabalho, para que assim consigamos avançar nas tratativas para implementação das soluções estruturantes”.