Unidades do Hemocentro funcionarão normalmente apenas para a liberação de sangue aos hospitais e maternidades
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar em horário especial durante o Carnaval. Em Maceió, as unidades do Trapiche e Via Expressa estarão abertas para coleta de sague das 7h30 às 17h, no sábado (18), segunda (20), terça (21) e quarta-feira (22). Em Arapiraca, a Unidade Eldorado atenderá aos voluntários no sábado (18), na terça (21) e na quarta (22), das 7h às 12h e das 13h às 16h.
As unidades do Hemocentro funcionarão normalmente apenas para a liberação de sangue aos hospitais e maternidades, visando assegurar sangue e hemocomponentes em quantidade suficiente para atender às unidades de saúde da rede estadual. Isso porque, segundo a gerente do órgão, médica Verônica Guedes, mesmo tendo realizado campanha de doação de sangue para o Carnaval, a demanda transfusional aumenta em torno de 20% neste período, em razão dos casos emergenciais, a exemplo dos pacientes politraumatizados, decorrentes dos acidentes de trânsito.
“Atuamos de forma preventiva, pois nossa demanda é espontânea, seja para receber doações ou para abastecer as maternidades e hospitais. Por isso, iremos abrir em horário especial durante os dias de Carnaval, para possibilitarmos, inclusive, que as pessoas que não gostam das festas de momo, mas, que desejam doar sangue, compareçam aos nossos postos de coleta, seja na capital ou no interior”, ressaltou Verônica Guedes, ao fazer um chamamento aos candidatos à doação para que compareçam ao Hemoal.
Critérios para Doação
A gerente do Hemoal ressaltou que os critérios para doar sangue são estabelecidos por portarias do Ministério da Saúde (MS) e que todos os hemocentros brasileiros devem seguir. Entre os principais estão ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Os voluntários menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.
Com relação aos impeditivos para doar sangue, Verônica Guedes salienta que as pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam vetadas totalmente de praticar o ato voluntário. “Vale ressaltar que se o voluntário colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento vale somente por um período de um ano”.
A especialista recomenda que, antes de se dirigir ao Hemoal, o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, deve evitar o consumo de alimentos gordurosos e precisa ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. “Muitas mulheres têm dúvidas quanto à doação de sangue, mas ela pode ocorrer normalmente, desde que a mulher não esteja grávida ou amamentando”, esclareceu, finalizou Verônica Guedes.