Brasil

Desabamento de muro mata funcionário de empresa terceirizada em obra da prefeitura

Um muro caiu sobre um trabalhador, nesta quinta (23), durante a execução de uma obra da prefeitura do Recife, na Várzea, na Zona Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o funcionário de uma empresa terceirizada morreu na hora. A polícia investiga o caso.

O corpo dele foi retirado dos escombros pela corporação e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O homem foi identificado como Edinaldo Miguel de Oliveira, de 49 anos.

A obra, realizada pela Construtora Prime, prevê o alargamento da calçada e implantação de um tubo para sistema de drenagem. Uma retroescavadeira era utilizada no serviço.

O acidente aconteceu na Avenida Afonso Olindense, em frende ao número 642, numa das vias mais movimentadas do bairro. Parte da via foi interditada para carros. Motoristas precisam ficar atentos na região.

O muro que caiu é de uma casa. Em frente à residência, uma vala de 1,5 metro de profundidade havia sido aberta para a instalação do tubo de drenagem.

Os bombeiros informaram que, após a retirada do corpo do homem dos escombros, o Samu atestou a morte dele. A Polícia Militar também foi acionada para a ocorrência.

O capitão do Corpo de Bombeiros Hugo Souza informou que, quando a equipe chegou, encontrou a vítima soterrada.

“O trabalhador foi retirado e os bombeiros chamaram o Samu, que confirmou a morte”, disse o oficial, em entrevista à TV Globo.

Souza explicou que, primeiro, o trabalhador foi atingido pelo muro da casa. Depois, a areia que já tinha sido removida pela retroescavadeira caiu sobre o operário.

“Agora, uma equipe da Defesa Civil do município deve fazer uma vistoria técnica na área da obra”, acrescentou.

A obra começou no início do mês. Segundo moradores da área, outro muro já tinha caído, deixando um buraco que foi tapado com uma tela de alumínio.

A comunidade teme que outros acidente aconteça. Ao lado da casa onde o muro caiu, nesta quinta, existe uma escola.

O que diz a prefeitura

 

Por meio de nota, a prefeitura do Recife lamentou a morte do trabalhador. A gestão municipal disse que Samu e bombeiros foram acionados para prestar “todo o atendimento necessário”, mas ao chegar ao local foi constatado o falecimento do funcionário.

No comunicado, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) disse que enviou uma equipe técnica para avaliar o caso e “cobrar todas as providências necessárias à construtora contratada para o serviço”.

Por fim, a gestão municipal informou que vai acompanhar a perícia da Polícia Científica e investigação da Polícia Civil sobre o caso.

O que diz a Polícia Civil

 

Também por meio de nota, a Polícia Civil disse que o caso foi registrado como “morte acidental”. Foi instaurado inquérito policial para apurar todos os fatos.

Obra em que funcionário morreu após desabamento de muro — Foto: Camila Torres/TV Globo