Economia

Apesar de aumento de impostos, preço da gasolina em Maceió segue estável

A Petrobras anunciou uma redução de 3,93% do preço da gasolina vendida às distribuidoras de combustíveis, a partir desta quarta-feira (1), em todo o Brasil.

Entretanto, devido a medida do Governo Federal em não continuar com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, gerará um aumento de – mais ou menos – 0,34 por litro.

Atualmente, o combustível tem sido comercializado por R$ 5,09 em média, nos postos de Maceió. A reportagem do Alagoas 24 Horas esteve em três estabelecimentos da capital e constatou que os preços seguem estáveis, mesmo com o aumento do ICMS permitido pelo Governo Federal.

Ao Alagoas 24 Horas, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Alagoas (Sindicombustíveis), o repasse do valor cobrado aos consumidores é prerrogativa de cada estabelecimento comercial.

O aumento, inclusive, não tem previsão para ser repassado. Poderá ocorrer a qualquer momento, informou a entidade que representa os postos de combustíveis.

“O Sindicombustíveis Alagoas não tem como precisar cenários de reajustes nos combustíveis, uma vez que o mercado é livre em todas as etapas da cadeia (produção, distribuição e revenda), cabendo a cada um desses agentes determinar os reajustes com base em suas estruturas de custos, individualmente. Desta forma, o Sindicombustíveis Alagoas informa que não acompanha os preços praticados pelos postos de combustíveis e não possui interferência sobre os mesmos”, explicou.