Programação voltada aos profissionais de educação física da rede municipal de ensino vai até o dia 10 e acontece nos dois turnos
A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (07), mais um programa de capacitação voltado aos professores da rede de ensino. O Programa Cultivar possui duas divisões, sendo uma voltada à prática esportiva e, outra, ao desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O evento aconteceu no Ginásio Moacir Beltrão.
“O programa de ensino é voltado para a educação física escolar e para a educação, em geral. A iniciativa busca contribuir com a prática pedagógica dos professores de educação física, pedagogos e demais licenciaturas. Seja para as aulas de educação física, ou para ampliar a prática de atividade física e esportiva nas escolas. Vamos trabalhar nove modalidades esportivas, uma iniciativa jamais vista em Coruripe, onde crianças das creches e do fundamental 1 e 2 terão atenção especial”, explicou a secretária de Educação, Cintya Alves.
Os 52 educadores físicos do município serão capacitados e todas as escolas vão receber os kits. O prefeito Marcelo Beltrão também participou do lançamento. “Hoje estamos lançando um programa inédito no nosso município. Estamos unindo educação e esporte, com a entrega de material didático, esportivo e formação, para que consigamos construir cidadãos que possam se desenvolver cada vez mais com o nosso município. Queremos e vamos melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos através dos investimentos públicos que em nossa administração serão cada vez maiores”, garantiu o gestor.
No lançamento do Programa Cultivar, que aconteceu no Ginásio Moacir Beltrão, o campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei, Paulão, fez a abertura.
“Estou muito orgulhoso de estar aqui em Coruripe para falar do que eu mais gosto, do que sou apaixonado que é o esporte educativo. Muito bom compartilhar tudo que aprendi, dos valores, do trabalho em equipe, em sempre ajudar o companheiro. O voleibol por ser tão competitivo e tão premiado, estou trazendo para os professores, criançada e comunidade, o valor do trabalho em equipe, precisamos trabalhar isso no dia a dia. Esses são os valores que acredito e trago comigo. Muito obrigado por poder compartilhar tudo isso com vocês e parabéns ao município pela iniciativa e o incentivo ao esporte”, enfatizou o campeão olímpico.
A coordenadora de Educação Física, Rayara Beltrão, falou um pouco sobre a iniciativa única, em capacitar os profissionais da área. “A partir de hoje nossos educadores físicos passaram por uma série de capacitações que buscam melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por eles. O programa conta com material didático, formação e material esportivo para trabalhar nove modalidades que vão contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, encerrou.
Programa Cultivar, duas divisões:
O Cultivar BNCC – Consiste em uma desportoteca, composta de livros, videoaulas e materiais práticos das seguintes modalidades: Tênis, Vôlei, Basquete, Badminton, Hóquei, Xadrez, Atletismo, Futsal e Futebol de Campo. Totalmente alinhados à BNCC, visando diversificar as aulas de Educação Física, proporcionar a prática de novas modalidades, fornecendo subsídios para contribuir com o planejamento do professor, e o fortalecimento do currículo da Educação Física.
O projeto Escola do Movimento – Consiste em uma psicoteca, também com materiais práticos, livros e demais materiais de apoio aos docentes, visando proporcionar uma infância mais ativa, fornecer subsídios para que os professores possam trabalhar com o movimento em todos os campos de experiência da BNCC, e contribuindo com o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.