Brota na Grota, Saúde da Gente e atendimento às demandas das comunidades fazem parte do desenvolvimento social nos bairros
A administração do prefeito JHC sempre se alicerçou no lema de que política se faz com quem gosta de gente. E todas as ações colocadas em prática até agora só reforçam o compromisso da gestão de executar o pacto social, firmado com o exclusivo propósito para melhorar a vida de todos. Os serviços, antes burocráticos e inacessíveis à maioria, estão mais próximos de quem mais precisa.
Nas diversas frentes do Saúde da Gente, comprovadamente o maior programa itinerante de políticas públicas de saúde do Brasil, os atendimentos ultrapassaram 280 mil em sete meses de implantação. Destaque para as assistências nas grotas – 133 mil – e à causa animal, com mais de 40 mil atendimentos.
O programa ainda alcançou 36 mil mulheres, fez mais de 39 mil atendimentos para o público infantil e mais de 30 mil em saúde mental, demanda que tem se avolumado nos últimos anos devido às consequências vividas pela população na pandemia de Covid-19.
A iniciativa é um sucesso e passou a ser ansiada pelas comunidades. “Gostar de gente é prática recorrente em nossa gestão. Estamos levando diversos serviços para as comunidades, bairros, periferias e colocando a população para ter acesso à saúde, assistência, educação, lazer e convívio social. A prefeitura dialoga diretamente com as comunidades e atende às reinvindicações”, destaca o prefeito.
Outra medida que vem apresentando resultados impressionantes em Maceió é o programa Brota na Grota. Ele reúne os serviços de 13 pastas municipais e contribuído para fortalecer as ações de inovação e inclusão social, bandeiras que, na verdade, viraram as marcas da gestão do prefeito JHC. Em um mês, passa de 10 mil a quantidade de atendimentos em regiões que jamais teve um olhar atento do poder público.
Quase 20 comunidades foram assistidas, mas a meta é que os benefícios do programa alcancem 100 grotas. Lá, os maceioenses participam de cursos, oficinas, ações de inclusão social e de revitalização do seu território. As atividades acontecem de forma itinerante e tem contemplado, em média, quatro comunidades por semana.
A população em situação de rua também está sendo favorecida após décadas de abandono. Recentemente, o prefeito entregou à comunidade do Benedito Bentes o terceiro Centro POP do município, o primeiro da parte alta, garantindo cidadania e dignidade a este público, tido como invisível.
Diariamente, são 80 atendimentos feitos no local, abarcando duas refeições, assistência médica, odontológica, psicológica e social. JHC deve inaugurar nos próximos meses um abrigo no Benedito Bentes para acolhimento da população de rua. É mais ponto positivo que a gestão marca no desafiador processo para tornar Maceió mais inclusiva.
As obras de infraestrutura e urbanismo não ficam de fora do pacto social. Elas têm transformado ambientes e realçado a beleza de pontos da cidade antes esquecidos, além de proporcionar um bem-estar à comunidade. A paisagem do Vergel do Lago, por exemplo, está aos poucos mudando para melhor.
Por lá, está acontecendo uma verdadeira revolução estrutural, que causam um grande impacto na localidade. Além da construção do Parque da Lagoa (complexo habitacional que vai exterminar a favelização), por lá são frequentes a recuperação de vias, equipamentos públicos, mutirões de limpeza e abertura/recuperação de áreas de lazer e a grande novidade: a Rua Aberta, que sempre foi um sucesso na orla e, agora, está divertindo pessoas de todas as idades no Vergel.
Espaços que antes serviam como depósito de lixos, que não tinham nenhuma iluminação, que transmitiam sensação de insegurança à população e eram utilizados como pontos para animais, a exemplo de porcos e cavalos, foram transformados em pontos convivência para crianças brincarem e adultos se socializarem, levando segurança, conforto e lazer à população.
Além de tocar e entregar estas importantes obras, a prefeitura, de maneira inédita, abriu e mantém o canal de diálogo aberto com as lideranças comunitárias. O prefeito tem recebido diariamente demandas destes líderes e estreitado as relações. Boa parte do que tem sido feito e do que ainda será é fruto de conversas próximas entre a gestão e estes representantes.
JHC quer manter um mandato participativo e que atenda deliberadamente os anseios da população. Por isso, abriu um cadastro com os dados pessoais destas lideranças com a intenção de ativar o canal com as camadas mais sensíveis da sociedade. A proposta é aperfeiçoar as boas ideias e receber as contribuições de quem vive a realidade do povo.
“Tenho uma dinâmica, desde o início da gestão, que é gostar de gente e ouvir as pessoas. E, por muito tempo, tivemos uma cultura que era de desapreço, de gestões que olhavam para as pessoas somente para obter resultados eleitoreiros, e nós queremos fazer um pacto social para obter as verdadeiras transformações”, resume JHC.