Fiscalizações realizadas pela empresa Equatorial Energia flagraram várias instalações irregulares no fornecimento de energia em endereços residenciais e corporativos em Maceió e no interior do estado de Alagoas.
De acordo com a empresa, em 60,2% das inspeções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram identificadas fraudes no consumo de energia elétrica. “Outro ponto importante é que 8,7% das inspeções foram realizadas em clientes ligados à revelia da Concessionária na rede de distribuição, o que além da perda de energia, gera outras consequências relevantes para a população, como por exemplo: prejuízo à qualidade de fornecimento de energia aos demais clientes regulares, risco de acidentes graves”, esclareceu em nota. Confira o comunicado:
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Equatorial Alagoas realizou diversas inspeções de combate ao furto de energia na capital e também no interior do estado, sendo que em aproximadamente 60,2% houve a caracterização de fraude no consumo. Outro ponto importante é que 8,7% das inspeções foram realizadas em clientes ligados à revelia da Concessionária na rede de distribuição, o que além da perda de energia, gera outras consequências relevantes para a população, como por exemplo: prejuízo à qualidade de fornecimento de energia aos demais clientes regulares, risco de acidentes graves devido a intervenção irregular na rede de distribuição tanto para quem faz a intervenção pelo não uso os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como para todas as demais pessoas da população que transitam no local em que a irregularidade é praticada.
Furto e estelionato
Vale lembrar ainda que a prática dessas irregularidade podem caracterizar os crimes de furto ou de estelionato, que estão previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.