Futebol

‘Novo Brasil’, Argentina encontrando torcida, reedição de final da Euro e mais: tudo sobre a 1ª Data Fifa pós-Copa

Passados alguns meses da Copa do Mundo, chegou a hora das seleções voltarem a atuar. E a primeira Data Fifa de 2023 será cheia de emoção. A seleção brasileira, por exemplo, duelará contra Marrocos, sensação do último Mundial, no próximo sábado (25). E o time terá várias novidades, tanto em campo, quanto no banco.

Após seis anos sob a batuta de Tite, o Brasil estreia na temporada ainda sem um comandante efetivo. Aparentemente aguardando por Carlo Ancelotti, a seleção será chefiada por Ramon Menezes, treinador da equipe sub-20. Em sua provável única convocação no time principal, o técnico inovou com vários novos nomes em relação à lista de 26 atletas que foram ao Qatar.

Entre as novidades, estão Robert Renan, Andrey e Vitor Roque, campeões do Sul-Americano sub-20, sob o comando do próprio Ramon, além de Raphael Veiga e Rony, que brilharam nas conquistas recentes do Palmeiras, e Yuri Alberto, atacante do Corinthians convocado para a vaga de Richarlison, que se machucou no último jogo do Tottenham. A reformulação, que torna o time do Brasil bem mais jovem, já visa o próximo ciclo de Copa do Mundo.

Mas se a nossa seleção testa mudanças, a Argentina aproveita o momento para saudar os “heróis” que conquistaram o tricampeonato mundial, já que o duelo com o Panamá, na próxima quinta-feira (23), será o primeiro da equipe após o título. Haverá muita festa em um palco especial, o Monumental de Nuñez, que acaba de passar por uma reforma que o tornou o maior estádio da América do Sul. E estará completamente lotado. De acordo com a imprensa local, mais de 1,5 milhão de pessoas tentaram comprar ingresso para a partida.

Na Europa, nada de clima de amistoso. A primeira rodada das eliminatórias para a Eurocopa terá nada menos do que a final da última edição de torneio. Na quinta-feira, a atual campeã Itália recebe a Inglaterra e tenta reencontrar o bom momento, após ficar fora da Copa do Mundo pela segunda vez seguida.

No mesmo dia, Portugal, agora sob o comando de Roberto Martinez, ex-treinador da Bélgica, inicia mais um ciclo ainda dependendo de Cristiano Ronaldo, que, aos 38 anos e atualmente jogando na Arábia Saudita, segue sendo a grande referência de sua seleção e deve ser titular contra Liechtenstein.

Por falar em jogador veterano, a rodada também marca o retorno de Zlatan Ibrahimovic, de 41 anos, à seleção sueca. A equipe recebe a Bélgica na sexta, mesma data do clássico entre França e Holanda, duas seleções que fizeram bonito no Qatar, caindo para a campeã Argentina nos pênaltis.

E, claro, não poderia faltar ele: Erling Haaland. No sábado, o atacante, que já marcou 42 gols na temporada com a camisa do Manchester City, lidera a Noruega em duelo contra a sempre forte Espanha.

Na África e na América do Norte, as seleções seguem disputando as Eliminatórias para a Copa Africana de Nações e a Nations League da Concacaf, respectivamente. Camarões que surpreendeu o Brasil na última Copa, atua contra Namíbia na sexta-feira.