Economia

Conselho da Previdência Social aprova teto de 1,97% nos juros do consignado

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o teto de 1,97% para a taxa de juros do crédito consignado para aposentados do INSS e pensionistas da previdência social. A votação realizada nesta terça-feira, 28, contou com 11 votos favoráveis, um contra e três abstenções.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou que espera que a medida estimule o setor bancário a retomar o fornecimento do serviço. “Vamos avaliar nos próximos dias caminhos novos para os consignados”, indicou. E, apesar do percentual ser menor do que os 2,14% praticados anteriormente, Lupi avaliou que a taxa de juros continua alta. “Recuamos no que queríamos para o teto de juros do consignado pela pressão que bancos fizeram. Considero que juros continuam altos.”

A pasta também estipulou o teto de 2,89% ao mês para cartões de crédito. Após a decisão, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou em nota que os bancos representados pela instituição discordaram da decisão. Contudo, para encerrar o impasse, as organizações se absteram da votação. Cada instituição deverá avaliar se irá voltar a disponibilizar o crédito consignado ou não.