Futebol

Boca Juniors demite técnico a 9 dias de estreia na Libertadores

Club Atletico Boca Juniors

Club Atletico Boca Juniors

O Boca Juniors, que acaba de vencer o Olimpo pela Copa Argentina, anunciou nesta terça-feira o que estava no ar há dias: Hugo Ibarra deixou de ser o técnico.

Mauricio Serna, membro do Conselho de Futebol do clube, disse à mídia no portão do prédio do Boca em Ezeiza: “Esta comissão técnica não segue. Somos amigos muito próximos e os amamos muito”.

E Chicho Serna continuou: “Estamos aqui para tomar decisões, ainda somos amigos muito próximos. Nós os amamos muito. Estamos convencidos de que queríamos esperar que nosso vice-presidente, Riquelme, voltasse de uma viagem”.

“Fazemos coisas normais. A comissão técnica reserva vai assumir e a partir de agora começamos a trabalhar duro para conseguir uma nova comissão técnica. O Boca tem que jogar melhor. Somos muito gratos a eles, eles ganharam títulos, mas temos que fazer decisões. O Mundo Boca é muito forte, cativante e todos querem ficar no clube. Estamos trabalhando para trazer uma nova comissão técnica”, acrescentou.

“Hugo Ibarra, Leandro Gracián e Roberto Pompei são nossos amigos e as portas do clube estarão abertas. Mas deixamos a amizade de lado e comunicamos a decisão. Amanhã continuamos amigos. As obrigações são as decisões que devemos tomar. Não é fácil conseguir uma comissão técnica. Temos um bom elenco e podemos jogar bem futebol”, finalizou o ex-meio-campista colombiano.

A decisão parece ter sido tomada antes do jogo no Chaco. As palavras de Negro, que negou estar pensando em sair, ainda soaram como uma despedida: “Fui jogador deste clube e sei perfeitamente. Sou grato à instituição, às pessoas que sempre estiveram, estão e será. Eu sei como é o torcedor do Boca e as demandas deste clube. Agradeço à direção que me deu a possibilidade, a instituição que eu amo”.

Nessa conferência anterior, o técnico também defendeu o título do Torneio da Liga obtido em 2022, apesar das críticas ao jogo da equipe. Em seus curtos nove meses no cargo, ele também conquistou a Supercopa Argentina contra o Patronato neste ano.

Ibarra foi nomeado treinador da equipa, substituindo o despedido Sebastián Battaglia, que também somou dois títulos à vitrine de La Ribera num curto período. Dois ciclos semelhantes. Ambos eram treinadores da base e tiveram que assumir o time principal. Em 11 de julho de 2022, Ibarra foi ratificado até o final daquele ano.

O histórico antigo lateral não terminou bem a campanha inicial, devido à escandalosa derrota na final do Troféu dos Campeões com o Racing e o início de 2023 foi semelhante, com mais uma queda frente à equipe de Fernando Gago na Supertaça Internacional.

Com Bruno Valdez como único reforço no último mercado, a perda de Agustín Rossi, que levou Sergio Romero a tomar posse do gol, o Boca teve um início irregular no atual Torneio da Liga. O treinador passou a ser olhado de soslaio devido ao fraco desempenho da equipe. Sustentou-se graças a uma boa sequência na La Bombonera, até que a derrota para o Unión em casa começou a detonar tudo. Algo se quebrou na relação com os torcedores e entre o técnico e a equipe.

Nos dias anteriores àquela queda, Ibarra teve de ser internado em um hospital devido a um episódio de hipertensão arterial. O sorriso de Ibarra nunca desapareceu, mas evidentemente, tudo o que acontecia ao seu redor o afetava, mesmo que ele não quisesse.

O vice-presidente do Boca, Juan Román Riquelme, o apoiou publicamente, apostando nos títulos sem se aprofundar no que foi visto em campo. Ibarra quis fazer uma autocrítica perante a imprensa e seus jogadores, mas não conseguiu evitar um final que começava a ser escrito, novamente, prematuramente.

O Boca Juniors está no grupo F da CONMEBOL Libertadores ao lado de Colo-Colo-CHI, Monagas-VEN e Deportivo Pereira-COL. A estreia é no dia 6 de abril contra o Monagas fora de casa.