O abastecimento de Piaçabuçu segue irregular nesta terça-feira (4). É que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa Águas do Sertão verificaram que o desacoplamento da adutora do sistema implantado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), noticiado pela Companhia na segunda-feira (3), foi causado pelo deslocamento de um bloco de ancoragem, estrutura que mantém a tubulação fixa.
Conforme as Empresas constataram, será necessário romper a ancoragem antiga e construir uma nova. Ocorre que, como a confecção da estrutura depende da aquisição de equipamentos e leva em conta o tempo de cura dos materiais, a Casal decidiu reativar seu sistema antigo para retomar o abastecimento para Piaçabuçu o quanto antes.
No entanto, mesmo após efetuar a limpeza da adutora desse sistema, o acúmulo de mexilhões dificultou a filtragem da água bombeada para a ETA, limitando a vazão do líquido tratado. Na tentativa de solucionar esse problema, a Casal vai efetuar, nesta terça-feira (4), descargas na adutora e outras manobras operacionais.
Caminhões-pipa
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa Águas do Sertão providenciaram carros-pipa para atender as localidades mais críticas de Piaçabuçu, além de unidades de saúde e outros serviços essenciais. Os veículos já estão percorrendo a cidade.
Novo sistema de abastecimento
O novo sistema de abastecimento de Piaçabuçu foi entregue à Casal e passou a ser operado por ela na quinta-feira, 16 de março de 2023. Desde então, a Companhia vem efetuando ações, ajustes e correções para viabilizar suas atividades.
Alguns desses trabalhos, vale notar, ocasionaram interrupções momentâneas no fornecimento de água para Piaçabuçu, como ajustes de tensão no quadro de comando da captação (segunda-feira, 3 de abril) e a instalação de grade de proteção na bomba submersa dessa estação (dias 25 e 26 de março).
O sistema novo foi implantado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e é composto por uma nova captação de água bruta no Rio São Francisco, localizada no povoado Penedinho; uma nova adutora com 8,9 quilômetros de extensão; e três novos reservatórios apoiados em formato cilíndrico, instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casal.
Violência contra colaboradores da Casal
Um funcionário da Casal teve o veículo apedrejado ontem (3) por um morador de Piaçabuçu. A ocorrência foi registrada na polícia e o suspeito, encaminhado à delegacia.
A Companhia compreende a insatisfação gerada pela situação atípica do fornecimento de água, mas reforça que a violência contra seus colaboradores não é aceitável nem contribui para resolver o problema. Ademais, a Empresa e seus funcionários trabalham dia e noite para regularizar o abastecimento de Piaçabuçu.