Captação foi paralisada por desequilíbrio elétrico; após avaliação de profissionais, motobombas serão reativadas
O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira sofreu uma paralisação emergencial, no final da manhã desta terça-feira (4), em razão de defeito elétrico. A anormalidade se deu na captação de água bruta, que fica no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar.
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão a caminho do local para averiguar a situação e fazer um diagnóstico. Caso uma das motobombas tenha ficado com danos e exija a retirada para uma oficina, já existe outra no local pronta para ser ativada.
A previsão é de que ainda hoje, ao final da tarde, o sistema esteja operando novamente. Assim, o abastecimento vai entrar em recuperação gradativa para as 18 cidades atendidas. Quatorze delas recebem água por meio da empresa Águas do Sertão, enquanto em outras quatro a distribuição é feita diretamente pela Casal.
Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas, por meio da Águas do Sertão. E Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro, por meio da Casal.