Unidades de Arapiraca e Maceió terão horário especial para doação de sangue
Assim como ocorre em todos os feriadões, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial durante a Páscoa. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado vai fechar na sexta-feira (7) e abre para doação de sangue na quinta-feira (6) e no sábado (8), das 7h30 às 12h e de 13h às 16h. Já em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa fecham também na sexta-feira (7) e abrem na quinta (6) e no sábado (8), das 7h30 às 17h; a Unidade Farol, que tradicionalmente funciona às terças e quintas, vai estar fechada esta semana.
Entretanto, mesmo funcionando em horário especial e fechando na sexta-feira (7) para doação de sangue, os hospitais e maternidades não ficarão desabastecidos. Isso porque, os Núcleos de Dispensação de Sangue das Unidades Arapiraca e Maceió funcionarão todos os dias do feriadão, durante 24 horas, visando liberar os hemocomponentes necessários para atender a demanda transfusional, assegurando assistência aos pacientes, a exemplo daqueles que são acometidos por doenças hematológicas.
A gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, conclamou os alagoanos que são doadores habituais ou, aqueles que nunca se candidataram à doação de sangue, que compareçam às Unidades de Arapiraca e Maceió, nos dias e horários em que estarão recebendo doações de sangue. “Muitas pessoas são doadoras habituais, mas durante os chamados dias úteis não têm disponibilidade, além daquelas que nutrem o desejo de doar, mas nunca tiveram a oportunidade ou despertaram para praticar este gesto nobre. Por isso, este Feriadão da Páscoa representa uma excelente oportunidade para comparecer aos nossos postos de coleta”, enfatizou.
Quem pode doar
Mas Verônica Guedes ressalta que devem ser seguidos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), visando assegurar o bem-estar do voluntário, bem como, dos pacientes que irão receber o sangue doado. “Para a segurança do doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estando acompanhado do responsável legal se for menor de 18 anos. Também é obrigatório portar um documento de identificação com foto original, ter peso mínimo de 50 quilos, estar bem de saúde e usando máscara”, informou.
Os candidatos à doação de sangue também devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e precisam ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. “Os voluntários não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, no caso das mulheres, há proibição para doar sangue apenas se estiverem gestantes ou amamentando”, salientou a gerente do Hemoal.
E para garantir a segurança do paciente que irá receber o sangue, a doação não é permitida caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram maquiagem definitiva, micropigmentação e tatuagem, o impedimento vale por um período de um ano”, explicou Verônica Guedes.