Política

Alagoas lança Plano Plurianual Online e incentiva participação popular no governo

Através da plataforma, alagoanos podem participar diretamente da elaboração do PAA para os próximos quatro anos

Ascom Seplag

Com lançamento de plataforma por meio da Seplag, população poderá participar da construção do Plano Plurianual

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL), lançou na quarta-feira (12), o PPA Online, plataforma de participação popular que servirá como ferramenta de apoio para a construção do Plano Plurianual referente ao período de 2024 a 2027.

O PPA é o principal instrumento de planejamento governamental, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. O plano organiza as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

O documento será elaborado seguindo alguns requisitos, um deles é o de ser estruturado com soma de esforços nos desafios e problemas que realmente sejam importantes para a sociedade alagoana. E através do PPA Online, o governo vai identificar de maneira ainda mais assertiva estes gargalos.

Na plataforma, o cidadão vai poder relatar os principais anseios sociais e contribuir com sugestões de melhorias para a região em que mora. Os alagoanos poderão citar problemas e sugestões inseridas nas mais diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego e renda, ciência, tecnologia e inovação, entre outras.

Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico https://ppa.al.gov.br/, clicar na aba “participe”, escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco, com possibilidade de anexar algum arquivo para complementar as informações, e preencher os dados conforme solicitados na descrição. A plataforma ficará aberta até final de junho.

Paralelo ao PPA Online, o governo vai ouvir a população também através de fóruns participativos realizados em municípios estratégicos que contemplam cada região de Alagoas. “Vamos percorrer as nove regiões realizando fóruns para ouvir a população e os poderes públicos, na intenção de saber das necessidades de cada um. Quero estar presente em todos ou pelo menos na maioria das reuniões nas regiões. O combate à fome deve ser a prioridade e tenho certeza que esse será um dos PPAs mais exitosos do país”, disse o governador Paulo Dantas.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destacou o essencial papel de transparência que tem o Plano para a sociedade civil. “Nosso objetivo é fazer com que esse plano agregue as necessidades mais urgentes a partir da participação direta da população. O PPA Online potencializa essa aproximação com os alagoanos e reforça nosso compromisso com o trabalho transparente e compreensível, tendo em vista que será utilizado como prestação de contas para a sociedade”.