Polícia

Funcionários que mataram cão durante coleta de lixo serão indiciados por maus-tratos, diz PC

O motorista do caminhão de lixo que atropelou e matou um cão durante a coleta de lixo e o funcionário que descartou o corpo do animal de forma irregular serão indiciados por maus-tratos. A informação foi confirmada pelo delegado Robervaldo Davino na tarde desta sexta-feira (14).

O episódio foi registrado na manhã dessa quinta-feira (13), no Conjunto São Caetano, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió, mas veio a tona após a divulgação de imagens de câmeras de segurança da região, que começaram a circular nas redes sociais na manhã de hoje.

Após ter acesso ao vídeo, a Polícia Civil abriu inquérito policial e com o auxílio das imagens identificou a equipe. Os quatro funcionários que aparecem no vídeo foram ouvidos, mas o delegado responsável pelo caso, Robervaldo Davino, informou que os dois responderão por matar o animal e por ter descartado de maneira indevida. “Inicialmente, o motorista e o gari que jogou o animal na caçamba serão indiciados com base no Art. 32, da Lei 9605”, afirmou Davino.

Ainda de acordo com o delegado, em depoimento, o motorista disse que não viu o cachorro preto, que só teria visto quando o cachorro branco passou rápido e continuou transitando normalmente. “Ele alegou ainda que se preocupa muito com os colegas que estão coletando o lixo e que por isso não teria visto.”

Questionados sobre a forma que o animal foi descartado, os trabalhadores afirmaram que geralmente procedem dessa forma quando encontram um animal morto, colocam na caçamba e levam para o aterro sanitário.

Segundo o delegado, na semana que vem uma equipe da PC irá até o local para colher mais informações e identificar testemunhas. O inquérito deve ser concluído nos próximos dias.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou que os dois funcionários foram desligados.