Saiba em que ocasiões o órgão municipal pode te ajudar
Se você mora em alguma área de risco de Maceió, seja ela de baixo, médio ou alto risco, é importante que esteja atento e sabendo quais órgãos podem te ajudar em um momento de necessidade. A Defesa Civil Municipal tem uma importante atuação nessas áreas, realizando ações de mitigação do risco para minimizar os efeitos das chuvas.
Em maio, inicia-se o período chuvoso, e é esperado para o mês cerca de 294 mm de chuva, e no mês seguinte, junho, 322 mm. “Essa é a quantidade prevista com base nos anos anteriores, mas não sabemos se ela virá de forma distribuída ou concentrada em poucos dias”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.
Por isso, a população deve ficar atenta, e chamar a Defesa Civil nos seguintes casos:
– Graves desastres com vítimas e desabrigados;
– Alagamentos;
– Inundações;
– Rachaduras, trincas e fissuras em edificações;
– Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes);
– Infiltrações graves com grande risco de desabamento;
– Recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede);
– Deslizamento ou ameaça de deslizamento de barreiras;
– Ameaça e/ou queda de árvore;
– Erosão.
Como acionar a Defesa Civil de Maceió
Caso aconteça um desses desastre, é importante pedir ajuda. Você pode ligar para a Defesa Civil Municipal de forma gratuita pelos números: 199 ou 156.
Forneça as informações necessárias para que um equipe de técnicos vá até você.
Receba alertas
O cidadão interessado em receber as mensagens de alertas da Defesa Civil de Maceió, precisa informar o CEP da sua residência, enviando uma mensagem de texto para o número 40199, de forma gratuita.
Além do formato em SMS, a Defesa Civil Municipal possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis, o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil da capital em caso de fortes chuvas e/ou inundações.