Interior

Anadia e Boca da Mata assumem compromisso de promover melhorias em comunidade quilombola

Entre os compromissos firmados estão a instalação de poço artesiano, melhorias na iluminação pública e nas estradas, e a implantação de coleta de lixo na comunidade Jaqueira

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu, através de reunião com representantes das prefeituras de Anadia e Boca da Mata, ocorrida na última semana, o compromisso dos entes públicos em ofertar melhorias estruturais e nos serviços essenciais fornecidos aos cidadãos residentes na Comunidade Remanescente de Quilombo Jaqueira, localizada no município de Anadia.

Dicom / TJ-AL

Quilombo Jaqueira, em Anadia

O encontro foi mediado pelo Defensor Público Isaac Vinícius Costa Souto e contou com a presença do Prefeito de Anadia, José Celino Ribeiro de Lima; do Procurador do Município de Anadia, Luiz Vasconcelos Netto; e do Secretário de Infraestrutura de Boca da Mata, Amando de Almeida Tenório.

Todas as pautas debatidas foram constatadas pela Defensoria Pública durante realização de etapa do programa “Expresso Quilombola”, promovido na citada comunidade, em janeiro deste ano.

Entre os compromissos assumidos pelo Município de Anadia estão a realização de coleta de lixo na comunidade Jaqueira, pelo menos uma vez por semana, que deve ser implantada em até 15 dias, e a instalação, no prazo de seis meses, de poço artesiano (chafariz) na região, a fim de garantir o acesso à água para toda a comunidade.

Já o Município de Boca da Mata, garantiu que realizará, em até 45 dias, a terraplanagem e limpeza das margens (escoamento das águas pluviais) da estrada vicinal (AL – 215), com a extensão de 6 quilômetros, que liga o Povoado Jaqueira até às margem da rodovia AL – 215, o que trará maior acessibilidade aos cidadãos.

Por fim, os municípios também garantiram que procederão, também em 15 dias, com as melhorias na iluminação pública da comunidade, com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por luminárias de Led.

A Defensoria Pública seguirá acompanhando a situação na comunidade, com o objetivo de assegurar os direitos dos moradores.