Rodas de conversa, bate-papo com pais e mães por adoção, capacitação, cursos e exposição fotográfica fazem parte da programação do encontro
O Poder Judiciário do Estado de Alagoas promove nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Maceió Shopping, em Mangabeiras, a 12ª edição do Encontro Estadual de Adoção.
Ao longo do evento, servidores do TJAL estarão à disposição do público, entre 09h e 22h, para esclarecimento de dúvidas sobre adoção legal e apadrinhamento.
Quarta-feira (24/05)
Às 12h, o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, abre oficialmente o encontro, organizado pela Coordenadoria da Infância (CEIJ) e 28ª Vara da Infância e Juventude.
A juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital, participa da roda de conversa, às 16h, explicando todos os trâmites do processo de adoção.
Às 18h, Rickelane Gouveia (coordenadora da Casa Lar) e Denise Barros (psicóloga do Lar Batista) detalham o perfil de crianças em instituições de acolhimento.
O “Puerpério na adoção” é o tema a ser abordado, às 19h, pela psicóloga e educadora parental Regina Japiá, também mãe por adoção.
Às 20h, bate-papo com padrinhos do projeto de Apadrinhamento do TJAL.
Quinta-feira (25/05)
Na quinta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, das 9h às 13h, ocorre o Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para quem pretende adotar.
Promovido pela 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital, o curso é requisito indispensável ao trâmite de qualquer processo de adoção.
O curso precede o bate-papo com Cilene Bandeira, mãe por adoção de uma criança, sobre expectativa x realidade na adoção.
O promotor de Justiça Gustavo Arms, da 28ª Vara da Infância da Capital, aborda, às 15h, um tema importante: o que leva à perda do poder familiar?
Às 16h, o Grupo de Apoio à Adoção (GAAAL) reúne-se com o juiz Ygor Figueiredo para esclarecer dúvidas sobre os aspectos legais da adoção.
Thaís Maraba, Albert e Glace, mãe e pais por adoção, respectivamente, contam suas experiências, às 18h, no auditório montado para o encontro de adoção.
Às 19h, as juízas Laila Kerkhoff e Mylena Camardella , integrantes da CEIJ, apresentam os aspectos jurídicos do processo de adoção.
Às 20h da quinta-feira, Milena Ferro, assistente social, e Mônica Damasco, assistente social e psicóloga da 28ª Vara, explicam como se dá o processo de adoção.
Sexta-feira (26/05)
Às 9h, na sexta (26), os integrantes da Coordenadoria da Infância (Ceij) se reúnem com coordenadores de instituições de acolhimento de crianças e adolescentes de Alagoas.
Às 14h, Marina Dias e Mariana Navarro, mães por adoção, compartilham suas experiências com o público presente ao encontro.
Às 15h, o juiz Ygor Figueiredo apresenta ao empresariado local o projeto para certificação de empresas engajadas na defesa dos direitos da Infância e da Juventude.
A entrega legal de filho ou filha para adoção (Projeto Mãe Consciente) vai ser debatida pela juíza Soraya Maranhão e pelo juiz Ygor Figueiredo, às 16h.
Às 17h, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luis Carlos Figueiredo aborda o tema ‘Garantia à convivência familiar para crianças e adolescentes’
Às 18h, haverá encontro das famílias participantes da exposição fotográfica e homenagens a personagens que têm contribuído para a causa da adoção em Alagoas.