Sergio Busquets deixará o Barcelona no final desta temporada, de acordo com o anúncio feito pelo clube nesta quarta-feira (10).
A decisão encerrará uma passagem de oito taças da LaLiga e três da Uefa Champions League do meio-campista pelo time da Catalunha.
O jogador de 34 anos recebeu uma proposta para estender sua permanência no Camp Nou, e o técnico Xavi Hernandez chegou até a expressar publicamente o desejo de que seu capitão seguisse no elenco.
No entanto, depois de 18 anos no clube, com 15 deles apenas no time principal, Busquets decidiu passar os últimos anos de sua carreira como jogador em outro lugar.
O meio-campista ainda não confirmou seu próximo destino, mas a ESPN revelou em janeiro que Busquets recebeu uma proposta lucrativa para ser reforço em um time da Arábia Saudita.
O espanhol também já havia manifestado interesse em jogar na Major League Soccer, tendo o Inter Miami como um dos times no radar.
Ex-companheiro de Busquets no Barcelona, Lionel Messi também tem sido alvo de notícias a respeito de uma possível transferência para o futebol saudita e para o Inter Miami, ainda que o pai do craque argentino tenha declarado nesta semana que qualquer decisão será tomada apenas após o final da temporada na Europa.
Messi (778) e Xavi (767) são os únicos dois atletas que jogaram mais partidas pelo Barcelona do que Busquets. O meio-campista, que até agora soma 719 jogos, ainda pode chegar a 724 compromissos pelos catalães até o fim de seu contrato.
Durante esse tempo, Busquets ganhou 31 troféus, incluindo oito títulos da LaLiga e três da Uefa Champions League, e provavelmente ganhará mais um antes de seu contrato expirar oficialmente, em 30 de junho.
O Barcelona pode vencer LaLiga no domingo (14) naquele que será a primeira conquista desde 2019. Para isso precisa garantir a vitória fora de casa contra o rival Espanyol.
Sergio Busquets também venceu uma Copa do Mundo e uma Eurocopa com a Espanha, mas anunciou sua aposentadoria do futebol internacional, onde acumulou 143 jogos, após o final do Mundial de 2022, no Qatar.