Uma demonstração de amor de um filho para sua mãe em Presidente Epitácio (SP) ultrapassou as barreiras do Oeste Paulista e movimentou as redes sociais do Brasil e até mesmo do exterior nos últimos dias. O barbeiro Guilherme Magalhães Cardoso gravou (veja o vídeo acima) o momento em que ele raspa o cabelo da mãe, que enfrenta um câncer de laringe, e, em seguida, também corta os próprios fios como sinal de apoio. Os amigos de Guilherme, que estavam na barbearia no momento, não ficaram de fora e também rasparam as suas respectivas cabeças. O vídeo gravado e postado no feriado do dia 1º de maio já atingiu quase 50 milhões de visualizações no Instagram.
Neste dia, o jovem decidiu fazer uma surpresa para a mãe, Cláudia Magalhães, que voltou a realizar o tratamento contra um câncer no início do ano.
“Minha mãe estava com o intuito de raspar por conta do tratamento que ela faz contra o câncer. Sem ela saber, comecei a gravar. Até meus amigos que estavam lá não sabiam [que estava gravando]. Comecei a fazer a ação”, contou Guilherme ao g1.
No momento em que o filho raspa a cabeça, Claudia se emociona e vai às lágrimas.
Apesar de ser apegado ao cabelo, o barbeiro, que também é militar da Marinha do Brasil, não pensou duas vezes em raspá-lo. Segundo ele, foi uma forma de demonstrar gratidão e apoio à mãe.
“Na minha vida, minha mãe sempre esteve presente comigo e acho que o que eu fiz acaba sendo pouco perto do que ela já fez por mim. Foi mais uma forma de solidariedade. Acho que foi para mostrar para ela que não estava sozinha naquele momento. Agora tem milhões de pessoas com ela”, ressaltou.
Guilherme, que é filho único de Claudia, também não ficou desamparado. Enquanto raspava o cabelo, o dono da barbearia foi surpreendido pelos amigos que estavam no local.
O companheiro de trabalho Carlos Ferreira Neto, conhecido como De, e o amigo da Marinha Fernando da Silva Brito combinaram, em sigilo, para raspar a cabeça como sinal de apoio a Guilherme.
“Antes de ele chegar à barbearia, eu já tinha falado com os outros meninos que a gente ia raspar o cabelo, ele não sabia. Na hora que ele começou a raspar o dele, o Brito, nosso amigo, raspou também e ele ficou surpreso. Falei para ele que era para raspar o meu também e começou a chorar. A mãe dele não aguentou também”, relatou o sócio Carlos.
Brito decidiu demonstrar apoio a Guilherme e Claudia pois entende o que estão passando, já que seu pai adoeceu e faleceu com câncer, em 2013.
“Ela pensava que eram só ela e ele, mas não, tem a gente. No que ela precisar para cuidar do Guilherme também, a gente vai estar aqui disponível sempre. Ninguém sabia o que ela estava sentindo e ver ela daquele jeito foi gratificante, ver que eu consegui, de alguma maneira, acolhê-la e deixá-la bem”, contou Brito.
Quase 50 milhões de visualizações
Apesar de toda a repercussão, essa, nem de longe, foi a intenção do jovem ao publicar o vídeo. Segundo o barbeiro, a postagem do registro na rede social foi para mostrar aos amigos próximos seu companheirismo com a mãe. Porém, devido à grande repercussão, decidiu abrir o perfil pessoal no Instagram, que até então era privado.
Até o momento da publicação desta reportagem, ele já acumulou quase 300 mil novos seguidores.
“No mesmo dia, em questão de horas, acabou viralizando. Foi algo surpreendente porque, na minha concepção, não seria algo que fosse viralizar tanto porque era privado e acabou gerando toda essa repercussão. Me surpreendeu de uma maneira boa, porque todo mundo elogiou”, contou ao g1.
Dona Claudia, como é carinhosamente chamada pelo filho nas redes sociais, também não esperava todo esse impacto. Inclusive, no início, ela ficou receosa da forma como seria vista por pessoas desconhecidas. Em contrapartida, o vídeo não só causou emoções em milhares de internautas, como motivou mulheres que também enfrentam o câncer.
“No começo, ela achou que o pessoal iria ficar com certa dó e é algo que ela não gosta. Acabou viralizando de uma maneira boa, em um gesto bom para mostrar que as mulheres são fortes. Tem bastante mulheres me mandando mensagem dizendo que motivou o tratamento delas, outras até, infelizmente, dizendo que queriam ter um filho que procedesse da forma como eu trato a minha mãe. Repercutiu de uma maneira boa que, graças a Deus, tocou no coração do mundo todo, posso dizer”, relatou.
Com o “mundo todo”, Guilherme não está exagerando. Perfis do Instagram de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, republicaram o vídeo. O registro também foi compartilhado em outras plataformas, como o Tik Tok, que acumulou mais de 500 mil curtidas e 5 milhões de visualizações em um compartilhamento.
No perfil de Guilherme, até a publicação desta reportagem, o vídeo chegou a ser visto quase 50 milhões de vezes e acumulou mais de 110 mil comentários.
MC Hariel, Luciano Huck e Viola Davis
Entre os admiradores do amor entre mãe e filho, estavam o cantor MC Hariel, um dos donos da música que o filho de Dona Claudia inseriu no vídeo. O barbeiro e os amigos, que já eram fãs do artista, ficaram emocionados ao vê-lo comentar e compartilhar o registro nas próprias redes sociais. Aliás, a escolha da música “Obrigado, Mãe Pt. 2”, interpretada e escrita por Dfideliz e MC Hariel, não foi em vão.
“Sempre gostei muito das músicas do Hariel e essa música, só o tema dela, já me marcou, por conta de acompanhar minha mãe, sempre acabei escutando muito. Acabei fazendo o vídeo e pensei: ‘Vou colocar porque condiz com o contexto da história que está acontecendo, porque ele cita o turbante’. Acho que tudo casou. Acho que viralizou, no entanto, de uma forma legal, até por conta da música, porque relata bem o que estava acontecendo ali no momento”, explicou Guilherme.
“Sobre o próprio Hariel comentar, foi o que mais me surpreendeu. Foi algo que até me arrepiou. Não só ele, mas outros famosos também compartilharam e mandaram mensagem, o que me marcou muito”, contou.
Os amigos Carlos e Brito dizem não acreditar ainda no que aconteceu.
“Foi impactante. A gente sempre ouviu as músicas do MC Hariel, chamamos ele de ‘raridade’, até. Ver aquilo, ainda mais que ele comentou, ficamos meio bestas. Está sendo uma loucura”, disse Brito.
O apresentador Luciano Huck também ficou tocado com o momento de solidariedade e compartilhou o vídeo em seu perfil.
“(…) Desejo muita saúde para a Dona Claudia! Parabéns pela atitude @guido.magalhaes”, publicou em seu Instagram.
E a repercussão ultrapassou os perfis brasileiros. A atriz e produtora cultural norte-americana Viola Davis também republicou a postagem no Instagram elogiando a atitude de Guilherme e dos amigos.
“Grandes lágrimas! O amor é uma força poderosa! Deus o abençoe”, escreveu.
Além das felicitações e dos comentários positivos, o compositor Breno Melchior escreveu uma música homenageando a história de Guilherme e Dona Claudia. Parte da letra diz:
“Ô mãe, vê se não chora,
Que é só mais uma guerra e você já vai alcançar a vitória.
Ô mãe e tudo isso passa passa,
Tamo junto, sou seu filho
E você é minha Dona Claudia”.
Impacto na barbearia
O jovem, de 21 anos, trabalha na Marinha do Brasil, mas também decidiu fazer um curso de barbeiro. Em conversa com o amigo Carlos, que já atuava na área, decidiram abrir um estabelecimento próprio há um mês na cidade de Presidente Epitácio, localizada às margens do Rio Paraná, no extremo oeste do Estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, onde moram.
As quase 50 milhões de visualizações impactaram diretamente na barbearia, que não teve um início promissor.
“Dobrou o número de clientes e até passou. Não apareceram nem pessoas que nós achávamos que eram amigos na inauguração, só os mais próximos. Nesse um mês, não ia ninguém e eu falei para o Guilherme: ‘Nós vamos explodir com essa barbearia. Todo mundo vai conhecer a gente.’ E, do nada, coisa de 15 dias depois, isso aconteceu”, relatou Carlos, que também aparece cortando o cabelo no vídeo.
Apesar dos números altos, o amigo diz não ligar para a fama repentina. Para ele, o importante é que ficaram juntos nos melhores e piores momentos. Também conhecido como De, o barbeiro contou ao g1 que não raspava o cabelo havia aproximadamente sete anos, pois não gostava. Porém, a vaidade ficou de lado para dar apoio a Guilherme e Dona Claudia.
“Antes eu ficava com vergonha e usava boné. Hoje, não, eu saio sem mesmo, do jeito que está. Foi gratificante porque eu vi que a mãe dele ficou super bem e ele viu que podia contar com a gente na pior hora”, enfatizou.
Apoio dos seguidores
Ao g1, Guilherme contou que vem recebendo milhares de mensagens nos últimos dias e ainda não conseguiu responder a todos os contatos. Além do carinho, os seguidores perguntam da mãe, que segue realizando tratamento na cidade de Jaú (SP).
Em uma publicação na rede social do filho, Claudia Magalhães agradeceu nesta quarta-feira (10) o apoio que vem recebendo nos últimos dias.
“Oi, gente! Tudo bem? Estou magrinha, né? Mas faz parte, mas estou bem, graças a Deus, um pouco fraquinha, mas logo tô bem, se Deus quiser. Estou me alimentando direitinho e estou me cuidando. (…) Agradeço a atenção de todo mundo, das pessoas que mandaram beijos e abraços, músicas que fizeram para mim, agradeço muito. E desejo, a todas as mães do mundo inteiro, feliz Dia das Mães, muita saúde pra todas, amo todas, não tenho mais a minha, infelizmente. (…) Um abraço a todas as mães e que se cuidem, principalmente, da saúde. Que se cuidem. Um grande beijo!”, disse ela.