Categorias: Maceió

Secdef e Arsal realizam ação educativa sobre violência sexual infantojuvenil com transportadores intermunicipais

Evento é parte da agenda da campanha ‘Todo Dia é 18 de Maio’

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), promoveu um café da manhã com os permissionários, motoristas e cobradores do transporte intermunicipal nesta segunda-feira (15). O encontro teve como objetivo conscientizá-los sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil e incentivá-los a serem agentes defensores de crianças e adolescentes.

Ascom Secdef com Ascom Arsal

José Edilson dos Santos, conhecido como Brisa, faz a linha Campo Alegre-Maceió e foi um dos rodoviários que participou da ação

“A nossa pretensão é formar uma grande rede de proteção, onde todos sejam nossos parceiros e saibam identificar os sinais de alerta e utilizar os canais de denúncias”, disse a secretária da pasta, Aline Rodrigues.

Os transportadores assistiram a uma palestra ministrada pela psicóloga Ana Laura, do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente (CRAD), e receberam materiais educativos e de divulgação da campanha ‘Todo Dia é 18 de Maio’ e do Disque 100, canal para denunciar anonimamente violações de direitos humanos.

“Esse momento que fizemos hoje foi para eles ouvirem da equipe da Secdef sobre a importância de estarem atentos aos sinais. Muitas vezes as crianças, os adolescentes, estão sofrendo algum tipo de abuso dentro dos carros deles e eles não conseguem perceber. Hoje, eles puderam ouvir como devem agir, onde devem denunciar. E com certeza vão ser propagadores dessas informações com os colegas de profissão, com os amigos, com os familiares”, afirmou Camilla Ferraz, presidente da Arsal.

Todo Dia é 18 de Maio

A Secdef está realizando, durante todo o mês de maio, atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. São ações educativas e de sensibilização sobre a importância de denunciar os casos para diminuir a incidência desse tipo de crime.

 “É nosso papel enquanto responsáveis pela Cidadania no estado. As ações que começamos este mês serão perenes e nortearão políticas públicas de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil durante todo o ano”, assegurou Aline Rodrigues.