A sessão que vai instalar a CPMI do 8 de Janeiro está marcada para as 9h desta quinta-feira, 25. O senador Otto Alencar (PSD-BA) vai presidir a primeira sessão do colegiado por ser o membro mais velho entre os titulares.
Nessa primeira reunião, os parlamentares votarão para eleger o presidente da CPMI, que escolherá o relator. O nome do deputado Arthur Maia (União-BA) aparece como um dos mais cotados para assumir a presidência, enquanto o senador Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, aparece como possível relator.
No entanto, o MDB ainda não indicou os membros que irão compor o colegiado, sendo a única legenda que precisa concluir as indicações. Essa ausência vem provocando reações. O líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT) não descarta a possibilidade do adiamento do início da CPMI caso o MDB não indique os membros.
A oposição critica essa postura, avaliando que a possibilidade de adiar a instalação pela ausência dos membros do MDB é mais uma manobra do Palácio do Planalto e da base do governo no Congresso Nacional para inviabilizar o andamento da CPI.