Visando solucionar problema envolvendo cães abandonados no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, o Ministério Público reuniu-se com representantes da unidade de saúde e da Prefeitura Municipal na quarta-feira (24). Entre as soluções apresentadas, estão a castração dos animais e a realização de esforços para que eles sejam adotados.
O promotor de Justiça Cláudio José Moreira Teles destaca que o Programa Meu Amigo Pet se comprometeu em selecionar dois cães por mês para castração e, posteriormente, encaminhamento para adoção. Os animais que não forem adotadas serão encaminhados para o local de origem.
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca responsabilizou-se por testar os animais para Leishmaniose, doença que pode passar dos animais para os humanos através da picada de insetos hematófagos (que se alimentam de sangue). Os casos negativos para a doença receberão vacina antirrábica.
O Hospital de Emergência Daniel Houly comprometeu-se a não permitir mais a entrada de animais em suas dependências e a angariar recursos para a alimentação dos animais que forem encaminhados para abrigos através do Programa Meu Amigo Pet.