Futebol

Libra tira ‘privilégio’ de Flamengo e Corinthians e garante proteção a todos os clubes; entenda cenário

ESPN

ESPN

A Libra decidiu mudar um ponto importante em seu modelo para a criação de uma liga no futebol brasileiro. Os clubes da organização resolveram ampliar a cláusula de proteção que antes resguardava apenas Flamengo e Corinthians para todas as equipes que estiverem na Série A em 2025.

A iniciativa, noticiada primeiramente pelo UOL e confirmada pela ESPN nesta quinta-feira (25), é vista como um passo importante para a união também com os clubes do Forte Futebol.

A decisão foi tomada na última terça-feira (23) e será votada nesta sexta (26). Não será necessária unanimidade entre todos os 18 times do bloco para que a nova decisão seja oficializada. Com isso, a Libra trata a nova medida praticamente como “estabelecida” nos bastidores.

A mudança garante que os clubes que estiverem na Série A em 2025 estarão seguros caso a receita da Liga em 2025 seja igual ou inferior com relação a 2023, tratado como ano-base. Antes, apenas Flamengo e Corinthians, que hoje têm garantida as maiores receitas, tinham esse benefício.

Na prática, no entanto, a Libra vê como muito difícil de que a cláusula seja acionada. Ou seja, o grupo entende que é baixo o risco de as receitas não crescerem com a criação da liga.

No entendimento da organização, a ampliação da cláusula de estabilidade é mais um sinal à Liga Forte Futebol de que é possível que exista um acerto entre as partes no futuro próximo. A ESPN noticiou no final do mês de abril que a medida que protegia Flamengo e Corinthians era um dos empecilhos para o andamento das negociações.

Há ainda um ponto controverso na formação da Libra, que causa desconforto dentro do próprio bloco e também impacta nas negociações com o Forte: a cláusula de unanimidade estabelecida para possíveis mudanças na forma de distribuição de receitas nos blocos.

Foi esse ponto, por exemplo, que fez com que Leila Pereira, presidente do Palmeiras, criticasse publicamente o Flamengo, defensor da medida. Neste momento, segundo soube a reportagem, ainda não há nenhuma mudança significativa em relação ao tema, que deverá ser tratado com mais atenção pela Libra no futuro.