Política

No Twitter, Lula parabeniza Erdogan por eleição na Turquia

Com 99% das urnas apuradas, Erdogan tinha 52% dos votos válidos e garantiu a reeleição. Lula disse que ele pode contar com a parceria do Brasil para a busca pela paz no mundo e combate à pobreza.;

No Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (28) o colega Tayyip Erdogan por vencer novamente as eleições presidenciais na Turquia.

Lula desejou um “bom mandato” para Erdogan e disse que o presidente turco pode contar com a cooperação do Brasil em prol da paz e do combate à miséria no mundo.

“Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, escreveu o presidente brasileiro.

Até a última atualização desta reportagem, 99,66% das urnas já haviam sido apuradas no segundo turno da Turquia. Erdogan vencia por 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu.

Reeleição apertada

A vitória de Erdogan contraria as pesquisas iniciais de intenção de voto, que indicavam uma possível derrota.

As pesquisas captavam como fatores para a derrota de Erdogan a forte aliança de seis partidos em torno de um candidato comum, Kilicdalogru, e a má avaliação do presidente turco em relação aos terremotos que atingiram o país no início do ano e deixaram mais de 50 mil mortos.

Erdogan pode assim sair fortalecido rumo à terceira década de governo, na qual especialistas indicam mais medidas autoritárias, uma aproximação da Rússia e afastamento da Europa e dos Estados Unidos.

Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, já está há mais de duas décadas à frente da Turquia. Foi primeiro-ministro e agora conquista seu terceiro mandato consecutivo como presidente.