Tutor do animal fugiu sem ser identificado após equino cair e não conseguir levantar de exaustão
Nesta quinta-feira (01), a Delegacia Especializada de Combate aos Crimes contra Meio Ambiente da Policia Civil de Alagoas, coordenada pelo delegado Robervaldo Davino, foi acionada pela Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), informando sobre um caso de maus-tratos a animais.
A denúncia dava conta de uma égua com ferimentos graves no dorso, que foi abandonada pelo seu tutor no bairro da Ponta Verde, em Maceió.
De acordo com informações obtidas no local, um homem que conduzia uma carroça na localidade, puxava a égua, que demonstrava exaustão, sem disposição para continuar, momento em que foi chicoteada várias vezes, mas sem forças, caiu e não conseguia mais se levantar.
Populares, que presenciaram as agressões, ficaram revoltados, começaram a ameaçar o tutor do animal, que assustado, fugiu, deixando a égua no local.
A equipe policial realizou os primeiros levantamentos e juntamente com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), providenciaram o resgate da égua e encaminharam para UFAL-Viçosa onde há o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa da Universidade Federal de Alagoas.
A Polícia Civil pede que qualquer informação sobre o dono do animal seja dada através do disque denúncia, 181. A ligação é de graça e não é necessário se identificar.