Futebol

SUL-AMERICANA: São Paulo goleia, Goiás tropeça e Fortaleza se classifica sem jogar

Matematicamente, apenas Newell's Old Boys e Fortaleza estão classificados antecipadamente à próxima fase da Sul-Americana.

Sete jogos encerraram nesta madrugada de sexta-feira a quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Dois brasileiros estiveram campo, sendo que o São Paulo goleou o Tolima e praticamente se classificou, enquanto o Goiás não saiu do zero com o Gimnasia, mas depende de si para avançar como líder. Outro brazuca na competição, o Fortaleza garantiu classificação antecipada graças ao tropeço do Palestino no Grupo H.

Pelo Grupo A, o César Vallejo derrotou o Magallanes, por 3 a 2, no Peru, num confronto em que os dois times já entraram em campo eliminados. O Vallejo é o terceiro colocado, com quatro pontos, enquanto o adversário ficou na lanterna, com três. Botafogo (líder) e LDU (vice-líder), somam nove pontos.

No Grupo B, o Denubio venceu o Huracán, por 1 a 0, no Uruguai. A vitória colocou o time uruguaio na vice-liderança, com sete pontos. Um atrás do líder Guaraní, com oito. Já os argentinos ficaram na lanterna, com cinco pontos, mas ainda com chances de se classificaram à repescagem.

No Grupo C, o Tacuary bateu o Oriente Petrolero, por 3 a 1, na Bolívia. Os dois times entraram em campo já sem chances de classificação. Os paraguaios aparecem em terceiro lugar, com seis pontos. Cinco atrás do Estudiantes, vice-líder, com 11. Os bolivianos, sem pontuar, seguem na última colocação.

Quem praticamente se classificou à próxima fase foi o São Paulo, que goleou o Tolima, por 5 a 0, no Morumbi, na capital paulista. O Tricolor amassou os adversários e segue na liderança do Grupo D, com 13 pontos. O adversário ficou em terceiro lugar, com cinco pontos. Para não avançar como primeiro, o São Paulo precisa sofrer goleada histórica (oito gols de diferença) para o Tigres na última rodada.

Pelo Grupo G, o Goiás não saiu de um empate sem gols contra o Gimnasia y Esgrima, na Serrinha, em Goiânia. O resultado manteve o Esmeraldino na liderança, com nove pontos. Já os argentinos ficaram na lanterna, com quatro. No outro jogo da chave, o Santa Fé venceu o Universitário, por 2 a 0, na Colômbia, e ajudou o time brasileiro pela vaga.

Por fim, San Lorenzo e Palestino ficaram no empate sem gols, na Argentina, e classificaram o líder Fortaleza à próxima fase. O San Lorenzo é o terceiro colocado do Grupo H, com cinco pontos. Três a menos que o Palestino, vice-líder, com oito – não pode mais ultrapassar o Fortaleza, com 12. Os argentinos têm chances remotas de avançar à repescagem.