Neste embate da Nations League 2022/23 em solo holandês, a Espanha busca sua vaga na grande final da Nations League pela segunda vez consecutiva, novamente contra a Itália. Do outro lado, os italianos buscam devolver o resultado da partida de 2021, em Milão, para seguir em busca da taça da competição.
Como chega a Espanha
A Espanha chegou na semifinal da Nations League depois de ficar em primeiro lugar do Grupo 2. Dividindo o grupo com Portugal, Suíça e República Tcheca, somou 11 pontos em seis partidas. Sua campanha foi de três vitórias, dois empates e uma derrota, com oito gols marcados e cinco gols sofridos.
Na Data FIFA mais recente, a ‘Fúria’ teve duas partidas pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024. Depois de enfrentar Noruega e Escócia, somou três pontos. Desta forma, ficou na segunda posição do Grupo A, atrás dos escoceses (que têm seis pontos) e à frente de Noruega, Geórgia e Chipre.
Em sua última partida, a Espanha foi visitar a Escócia. Jogando em Glasgow, os espanhóis tiveram o controle das ações do confronto, mas acabaram perdendo. Os donos da casa foram mais eficientes e, com dois gols marcados por McTominay (um em cada tempo), venceram por 2 a 0.
A seleção espanhola ainda busca se adaptar ao treinador Luis de La Fuente, que estreou justamente em março deste ano, contra a Noruega. O substituto de Luis Enrique tem a missão de apagar a campanha abaixo das expectativas na última Copa do Mundo. Afinal, no Catar, os espanhóis foram eliminados nas oitavas de final com apenas uma vitória conquistada.
Novamente, a Espanha enfrenta a Itália na semifinal da Liga das Nações. Caso o resultado de 2021 se repita, a ‘Roja’ vai jogar a decisão da competição pela segunda vez seguida.
Como chega a Itália
A Itália cravou sua vaga na semifinal da Liga das Nações ao liderar o Grupo 3. Também com 11 pontos somados em seis partidas, ficou na frente de Hungria, Alemanha e Inglaterra. A sua campanha foi de três vitórias, dois empates e uma derrota, com oito gols marcados e sete gols sofridos.
Na Data FIFA de março, a ‘Azzurra’ também jogou duas partidas pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024. Assim como a Espanha, saiu de dois confrontos com três pontos na conta, depois de enfrentar Inglaterra e Malta. Sendo assim, ficou na segunda colocação do Grupo C, atrás dos ingleses (com seis pontos) e à frente de Macedônia do Norte, Ucrânia e Malta.
Em seu compromisso mais recente, a Itália foi visitar Malta. Jogando na ilha no Mar Mediterrâneo, aproveitou da fragilidade dos donos da casa para vencer sem muito esforço. A vitória dos italianos por 2 a 0 veio com gols de Retegui e Pessina, ambos no primeiro tempo.
Em processo de renovação, principalmente no ataque, a seleção treinada por Roberto Mancini tenta continuar com o desempenho que demonstrou recentemente. Apesar da derrota para a Inglaterra, em março, seus comandados tiveram uma boa apresentação.
Neste duelo contra a Espanha, a Itália quer devolver o ‘presente’ que os espanhóis deram em pleno solo italiano. A semifinal de 2021 que aconteceu em Milão deve estar entalada na garganta dos italianos.