Treinamento tem como objetivo assegurar que educadores aprendam noções básicas para atender as crianças em casos de incidentes
Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Central Maceió, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveram mais uma capacitação do Projeto Creche Segura. A ação ocorreu nesta terça-feira (13), no município de São Miguel dos Campos, na Creche Cria Decite Cavalcante de Sá.
Por meio da ação, realizada por técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, 30 professores, servidores e pais de alunos foram capacitados sobre primeiros socorros. A capacitação teve carga horária de seis horas, sendo composta de aulas teóricas e práticas para profissionais que atuam nas creches, como professores, auxiliares de professores, copeiros, recreadores e vigilantes.
Durante a capacitação, foram ministradas orientações sobre engasgo, parada cardíaca em pediatria, crises convulsivas e choque elétrico, segundo enumerou o coordenador geral do Samu, médico Jhonat Silva. “Essas capacitações são importantes para um atendimento imediato de uma pessoa que sofreu um engasgo, por exemplo, até a chegada de uma equipe de socorristas do Samu”, destacou.
De acordo com o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, cada profissional que participou da capacitação está preparado para fazer os primeiros socorros. “Isso é muito importante para a população, porque a pessoa pode colaborar com o Samu para salvar mais vidas”, salientou.
Para a professora Nadeje Barbosa da Silva Oliveira, gestora da Creche Cria Decite Cavalcante de Sá, o Projeto Escola Segura é de fundamental importância para o ambiente escolar. “Isso porque, ele assegura que os profissionais são capazes de agir em situações diversificadas, referentes à saúde e segurança das nossas crianças. Só temos a agradecer aos profissionais do Samu pela capacitação de nossos docentes e servidores da creche”, pontuou.
Cada participante recebeu um certificado ao final do curso, enquanto a creche recebeu uma placa de certificação. Os instrutores do Samu foram Jordiran Soares, Alanderson da Costa Moreira dos Santos, Jack Emerson Barros e Alaelson Bispo. O evento foi organizado pela assistente social Maria Goretti Bastos e contou com o apoio administrativo de Jessyca Gomes.
Creche Segura
O Projeto Creche Segura cumpre exigência da Lei 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, em que é obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, da Educação Básica, bem como, de estabelecimentos de recreação infantil. A legislação é uma homenagem ao caso do estudante Lucas Begalli, de 10 anos de idade, que morreu por não ter recebido os primeiros socorros.
Em 2017, o estudante participava de um passeio, promovido pela escola particular onde estudava, no interior de São Paulo, e se engasgou com um pedaço de salsicha, que estava dentro de um cachorro quente. Na ocasião, não havia ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo e, mesmo tendo sido socorrido pelo Samu e levado para o hospital, o garoto foi a óbito dois dias depois.