Brasil

Caminhão de lixo atropela cachorro e catador joga animal ferido na caçamba

Um cachorro foi atropelado e jogado na caçamba de um caminhão de coleta de lixo na Zona Sudeste de Teresina, nessa quarta (14). O caso foi denunciado à polícia. Câmeras de segurança flagraram o momento e o caso está gerando revolta nas redes sociais.

O g1 tentou, mas não conseguiu contato com a Litucera, empresa responsável pela coleta.

A Prefeitura de Teresina divulgou nota de repúdio sobre o caso, mas não informou se o ato será apurado. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que também pediu investigação sobre o caso. Veja notas completas ao fim da reportagem.

Conforme a protetora de animais Raíssa Rocha, o caso aconteceu na Rua Ferdinand Freitas, no conjunto Novo Horizonte, bairro Dirceu. Ela registrou o caso na delegacia de repressão a crimes de meio ambiente.

“Havia crianças perto na hora, dá pra ver quando o caminhão sai de um lado pra outro na rua, e se fosse uma criança? O cachorrinho tinha 12 anos, era muito querido na rua, um cão ‘comunitário’, o pessoal dava banho, botava dentro de casa, alimentava, gostavam muito dele. Chamavam ele de Titio”, contou Raíssa ao g1.

As imagens mostram o cachorro deitado no canto da rua, bem próximo a uma calçada. O caminhão de coleta de lixo está do outro lado da rua, mas cruza a via e atropela o animal. Em seguida, o animal se mexe com dificuldade.

Imediatamente depois, um dos catadores pega o animal pelas patas, o arrasta pelo chão e atira na caçamba do caminhão. É possível ver um rastro de sangue no chão.

Legislação

 

No Piauí, há mais de um ano, há uma lei estadual que obriga condutores de veículos a prestarem socorro a animais feridos em atropelamentos, sob pena de multa.

O ato pode configurar ainda maus tratos, crime que praticamente contra cães e gatos tem pena de prisão que pode chegar a cinco anos.

  • Em nota, a Prefeitura de Teresina manifestou repúdio ao caso, mas não informou se o caso será apurado administrativamente.

 

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura de Teresina expressa seu repúdio ao atropelamento de um cachorro pelo caminhão que realiza a limpeza pública da cidade.

O fato ocorreu na rua e foi flagrado por câmeras de segurança, durante o serviço de coleta de lixo e não houve socorro ao animal.

A Prefeitura é totalmente contrária a qualquer tipo de maus tratos contra os animais, crime previsto em lei.

  • A OAB informou nas redes sociais que também pediu apuração para o caso.

 

A CPDA fez representação junto a Delegacia de Meio Ambiente sobre caso de maus-tratos praticados contra um cachorro por funcionários da Prefeitura de Teresina.

Segundo denúncia de populares, o cachorro foi atropelado pelo carro do lixo e, em seguida, jogado na caçamba de lixo e, consequentemente, esmagado com o lixo.

_

Esse caso será acompanhado pela nossa Comissão! Não nos limitaremos a denunciar, vamos acompanhar esse caso também, assim como estamos acompanhamento outros.

Quinzenalmente membros da CPDA estão na DPMA para acompanhar inquéritos de crimes de maus-tratos contra animais, pois entendemos que não basta denunciar, é preciso acompanhar o andamento para assegurar que crimes como esse não ficarão impunes.