Maceió

Guarda Municipal reforça segurança em polos do São João de Maceió

Alisson Frazão/Secom Maceió

Guardas Municipais atuam na segurança dos festejos juninos de Maceió.

Os maceioenses e turistas que estão curtindo o maior São João do litoral do Brasil vão encontrar muito forró, alegria, comidas típicas e apresentações culturais em todos os polos espalhados pela capital. Os 30 dias de festa e muita animação terão o reforço do efetivo da Guarda Municipal de Maceió (GMM). O objetivo é garantir o bem-estar e a proteção de todos.

Desde que iniciaram os festejos juninos, no dia 8 de junho, os Guardas Municipais seguirão trabalhando até o dia 2 de julho no Massayó. Sol… Mar & Forró 2023. Além das ações nos polos, as equipes também executam rondas nas proximidades dos prédios públicos, evitando com que eles sejam alvo de vandalismo e outras infrações.

Rafaela Marcolino Gomes, moradora do bairro Cidade Universitária há 8 anos, veio para o polo Graciliano Ramos acompanhada dos dois sobrinhos e garantiu que não falta segurança e alegria durante as festas no conjunto.

“Moro no Graciliano há muito tempo e é um prazer poder prestigiar momentos como esse. O prefeito JHC está de parabéns por promover eventos assim para a nossa população. Aqui, me sinto segura e sei que posso me divertir tranquilamente com minha família. Todos deveriam participar e aproveitar para se distrair dos estresses e da rotina do trabalho”, frisou Rafaela.

Além do efetivo da Guarda Municipal, são mais de 150 profissionais de segurança privada e 20 bombeiros civis atuando nos dois polos. Eles são responsáveis pelo patrulhamento, vistorias e assistência de todo o evento, desde a entrada até os fundos do palco.

“Acho que tem muita segurança no evento, e eu me sinto muito segura com ela. De trazer ela para cá para se divertir e eu tô amando a festa! Venho todas as festas da Prefeitura de Maceió”, contou Dionete Santos, que estava acompanhada de sua filha.

A equipe da Guarda, que atua de maneira integrada com os órgãos de segurança pública, também estará atenta a possíveis relatos de violência, abuso e assédio contra as mulheres que estiverem no evento.

Junto com os agentes de fiscalização, a Guarda também estará presente para garantir o ordenamento dos ambulantes que foram cadastrados para trabalhar no evento.