Equipe técnica da Casal continua trabalhando para consertar tubulação
A produção de água para Palmeira dos Índios segue deficiente nesta segunda-feira (19). O motivo é o rompimento de uma adutora, com diâmetro de 250 mm, em ferro fundido, que compõe o Sistema Carangueja.
A tubulação, que fica localizada nas proximidades da Serra dos Macacos, foi danificada em quatro pontos por uma motoniveladora que realiza serviços de terraplanagem em estradas vicinais da região. O incidente aconteceu no final da tarde da sexta-feira (16).
Como consequência, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) constataram que ocorreu um carreamento do solo, adentrando na adutora, prejudicando a qualidade da água e impossibilitando o tratamento na estação.
Diante dessa situação, foi necessário desligar um conjunto de motobomba da Estação Elevatória Carangueja e isolar a tubulação rompida, mantendo o sistema operando apenas pela adutora de 300 mm, que corre paralelamente e representa aproximadamente 70% de sua capacidade habitual. Já o Sistema Caçamba, também responsável pelo abastecimento de Quebrangulo e Palmeira dos Índios, permanece em pleno funcionamento.
A equipe técnica da Casal continua trabalhando no local e, tão logo o reparo seja concluído, a produção voltará ao normal para que a Companhia repasse plenamente a água desse sistema para a Águas do Sertão distribuir aos consumidores.