Operação faz parte de investigação da Procuradoria financeira francesa por suspeita de desvio de fundos públicos. Comitê nega.
A polícia da França cumpre nesta terça-feira (20) um mandado de busca e apreensão na sede do comitê de organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na capital francesa.
A Procuradoria Financeira de Paris afirmou que a operação faz parte de uma investigação preliminar aberta em 2017 e que investiga contratos públicos feitos pelo comitê organizador. A suspeita é de desvio de fundos públicos.
O comitê nega a suspeita, mas confirmou a operação em sua sede e disse que “Paris 2024 está cooperando totalmente com os investigadores para facilitar suas investigações.”
Além da sede central, a sede do Solideo, órgão público responsável pela entrega de infraestrutura olímpica e paralímpica, também está sendo revistada, ainda segundo a Procuradoria.
A polícia da França ainda não havia se manifestado sobre a operação até a última atualização desta notícia.
O comitê de Paris 2024 é o terceiro organizador consecutivo dos Jogos Olímpicos envolvido em investigações conduzidas por autoridades anticorrupção sediadas na capital francesa.
Acusações anteriores de compra de votos associadas aos Jogos do Rio de Janeiro de 2016 e aos Jogos de Tóquio de 2020 já levaram ao afastamento de vários membros do Comitê Olímpico Internacional.