A comemoração de dois divórcios, no Distrito Federal, viralizou após a dupla de amigas Rosineide Borges e Sol Freitas compartilharem um vídeos celebrando a assinatura do documento. Elas aparecem felizes, bebendo espumante e cercadas de balões.
Elas ainda escreveram no carro frases como:
💃 “A separação e o divórcio não são tragédias, a verdadeira tragédia é morrer lentamente em um relacionamento infeliz.”
💃”Liberdade cantou.”
A celebração foi em 13 de junho, exatamente depois do Dia dos Namorados
Os divórcios
Ao g1, a técnica de enfermagem Sol Freitas, de 36 anos, conta que o divórcio não foi por motivo banal ou só por ‘liberdade’. Ela diz que morava em Minas Gerais quando iniciou o relacionamento, e deixou a família e a vida que tinha lá para morar em Brasília, com o ex-marido.
Com o tempo, o casamento foi ficando conturbado. Ela diz que acabou desenvolvendo uma dependência emocional e que sua saúde mental foi ficando muito abalada.
“Eu não me divorciei por besteira, até porque o casamento é algo importante para mim. Eu lutei para seguir com meu casamento, cheguei a ultrapassar meus limites, eu não me casei para me separar. Mas, infelizmente, não aconteceu da forma como eu pensei” , conta Sol.
Ela diz que a comemoração foi registrada por um rapaz que viu a cena. Sol explica que recebeu apoio de muitas pessoas, mas que também vem enfrentando preconceito e comentários negativos na internet.
Sol trabalha em dois empregos, como técnica de enfermagem, e chegou a pedir demissão de um deles, para conseguir “digerir” melhor tudo que está acontecendo. Segundo ela, o divórcio é um momento de recomeço e libertação pessoal e emocional.
A cabeleireira Rosineide Borges tem 39 anos e também mora região de São Sebastião. Ao g1 ela contou que foi casada por 10 anos, “um casamento difícil”, afirma.
A recém-divorciada diz que apesar de estar feliz por sair de uma relação tóxica, a separação não é uma experiência fácil. Ela e Sol têm se apoiado na nova fase.
“Ninguém se casa para se separar, né? Mas a vida derruba a gente às vezes. Sei que muitas mulheres passam pela mesma situação, e a comemoração foi para enaltecer o amor próprio e os recomeços”, diz Rosineide.