Maceió

São João Massayó: ação contra trabalho infantil começa nesta sexta-feira (23)

Trabalho voltado à conscientização e sensibilização sobre a violação aos direitos da criança acontecerá nos polos Jaraguá, Fernão Velho e Benedito Bentes

Vendedores serão sensibilizados da importância do combate ao trabalho infantil. Foto: Secom Maceió

Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), iniciam nesta sexta-feira (23), as ações preventivas de combate ao trabalho infantil durante o São João Massayó… Sol, Mar, Forró 2023. A fiscalização vai atuar até o dia 30 de junho, nos polos Jaraguá, Fernão Velho e Benedito Bentes.

Durante a ação, as equipes da Semdes serão mobilizadas com o objetivo de identificar e atender crianças e adolescentes que estejam em situação de trabalho infantil. Além disso, serão realizados momentos de conscientização e sensibilização com os vendedores e ambulantes sobre essa temática.

Darlany Viera, técnica de referência da Abordagem Social, explicou como vai funcionar a ação. “Vamos fazer busca ativa e, além de combater, iremos sensibilizar com intervenções para momentos de conversas com os comerciantes no local, enfatizando que isso não deve mais acontecer”, explicou. Casos de trabalho infantil encontrados durante o evento serão acompanhados e encaminhados aos serviços da Semdes.

A Semdes aderiu à campanha nacional, buscando conscientizar a população sobre essa grave violação dos direitos humanos, que é o trabalho infantil. O mote da campanha deste ano é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”. Essa iniciativa propõe um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil, observando que a proteção à infância é fundamental, tanto para o enfrentamento dos casos, como para o florescimento das potencialidades de crianças e adolescentes.