Espaço terá reforço na segurança e passará por reforma para melhor atender magistrados, servidores e jurisdicionados
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, anunciou que irá manter o Fórum do Benedito Bentes em funcionamento. O desembargador afirmou ainda que o espaço passará por reformas para melhorar o trabalho de magistrados e servidores e o atendimento à população.
“O Fórum vai permanecer. Há um consenso hoje dentro do Poder Judiciário. Nós vamos, na verdade, investir no Fórum do Benedito Bentes, vamos reformar, instalar um Cejusc [Centro de Conciliação] e uma sala para a equipe técnica, dando uma melhor condição de atendimento à população”, disse o desembargador, em reunião nesta terça-feira (27) no TJAL.
A proposta de desativação do Fórum, segundo o desembargador, foi motivada pela falta de segurança na região. “Foi prometido que haverá um melhoramento da Polícia Militar dentro do Fórum, bem como policiamento no entorno. Isso é o que a gente espera”, disse Tourinho.
Funciona atualmente no local a 25ª Vara Cível (Família) e o 10º Juizado Especial. Para o líder comunitário Carlos Alberto, a manutenção dos serviços é importante para os habitantes do bairro. “Pela relevância que o Fórum tem a gente agradece muito por essa decisão. É uma conquista pra população do Benedito Bentes, que hoje é de mais de 200 mil pessoas”.
A promotora de justiça Adriana Feijó ressaltou que o Fórum atende não apenas os moradores do Benedito Bentes, mas também de bairros próximos como Graciliano Ramos, Salvador Lyra, Santa Lúcia e Antares. “É uma comunidade muito vulnerável, e é no cotidiano que a gente observa a importância desse serviço”.
O vereador Siderlane Mendonça também participou da reunião que discutiu a manutenção dos serviços do Fórum. Ele disse ter ficado satisfeito com o desfecho e com o compromisso do TJAL de estar mais próximo da sociedade. “O presidente Fernando Tourinho foi muito solícito e receptivo à nossa solicitação. Fico feliz e agradecido por esse posicionamento”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, afirmou que a decisão do Judiciário em manter o Fórum do Benedito Bentes mostra grandeza e compromisso com a sociedade civil.
Também participaram da reunião o vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha; a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; os advogados Robério César, Allan Pierre, Mary Peixoto e Eliane Carvalho; o conselheiro tutelar Júnior Mendonça e a chefe de gabinete da Presidência, Mariá Tenório.