Futebol

Interino do Botafogo, Caçapa foi ídolo na França como jogador e é homem de confiança de John Textor

Olympique Lyonnais

Olympique Lyonnais

No fim da noite desta sexta-feira (30), o Botafogo anunciou o novo treinador interino após a saída de Luís Castro: e o escolhido foi Cláudio Caçapa.

Aos 47 anos, o ex-zagueiro ocupava a função de auxiliar no Lyon, onde foi ídolo como jogador. Para quem não se lembra de Caçapa, o ESPN.com.br recorda os feitos do escolhido pelo Botafogo na sua carreira.

Revelado pelo Atlético-MG, Caçapa fez sua estreia no profissional em 1997. Estava elenco campeão da Copa CONMEBOL em 1997 e teve brilho nas temporadas de 1999 e 2000, quando foi negociado com o Lyon.

No futebol francês, ele ficou de 2001 a 2007 e foi ídolo por lá. Foram 13 títulos conquistados, entre eles seis edições do Campeonato Francês, período onde o Lyon reinou sob a batuta de Juninho Pernambucano.

Em 2007, Caçapa foi negociado com Newcastle para retornar ao futebol brasileiro em 2009. E vestiu a camisa do maior rival do Galo, clube que o revelou. Atuou pelo Cruzeiro, mas sem muito brilho: foram apenas 31 jogos entre 2009 e 2010.

Voltou para a França para atuar pelo Evian e encerrou a carreira no Avaí, em 2011. Pela seleção brasileira, participou da Copa das Confederações de 2001.

Carreira como auxiliar técnico

O interino Caçapa será técnico pela primeira vez. Ele ocupava o cargo de auxiliar desde 2015 no Lyon, clube que John Textor é sócio majoritário, assim como o Botafogo.

Do atual elenco, Caçapa já trabalhou com Marçal e Rafael na França. Lúcio Flavio, que comanda o time sub-23 do Botafogo, será seu assistente.

O Botafogo está no mercado para escolher o substituto de Luís Castro. O português teve a saída oficializada nesta sexta-feira e vai dirigir o Al Nassr, da Arábia Saudita.

Pelo Brasileirão, o Glorioso vai enfrentar o Vasco, no domingo (2), às 16h, pela 13ª rodada do Brasileirão. A equipe lidera a competição com 30 pontos.