Interior

Policiais penais frustram fuga em massa no presídio do Agreste

Os policiais penais que atuam no Presídio do Agreste impediram, no último fim de semana, uma fuga em massa dos reeducandos recolhidos na unidade prisional.

Segundo dados da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), as irregularidades foram encontradas em uma cela de integrantes de uma facção criminosa.

O caso foi descoberto pelo serviço de inteligência da Seris que repassou a informação para os policiais penais que conseguiram fazer a inversão de todos os módulos da unidade para evitar que o plano de fuga que estava em andamento fosse executado.

“E mesmo a gente fazendo essa movimentação, a inversão dos módulos, eles tentaram serrar as grades. De imediato, os presos da cela foram extraídos e isolados para abertura do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para apurar todos os fatos ocorridos”, destaca Bruno Sampaio, diretor da unidade prisional.

A chefia plantonista do presídio identificou uma movimentação vinda de dentro de uma cela, que acabou chamando a atenção. Neste momento, foi acionada uma equipe de reforço que conseguiu impedir a consumação do plano de fuga.

“A auxiliar de chefe de plantão visualizou no monitoramento uma movimentação estranha no módulo B da cela 1. Então ela observou e acionou a equipe que desceu de imediato. Esse módulo é faccionado do Comando Vermelho”, destacou o policial penal Bruno Sampaio, diretor do Presídio do Agreste.

Após a tentativa de fuga, o COP (Comando de Operações Penitenciárias), com apoio do Gerit (Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática), realizaram “batida geral” na unidade, assim como foi reforçada a segurança nas guaritas para evitar fugas e resgates.