Com o alerta de transbordamento do Rio Jacuípe, emitido pela Defesa Civil Estadual, na tarde desta sexta-feira (07), moradores do município de Colônia Leopoldina começaram a sair de suas casas e serem alojadas em abrigos da Prefeitura.
A Assessoria de Comunicação do município informou que a cidade já tem ao menos três pontos de alagamento e que as famílias foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil Municipal e encaminhadas ao Colégio Municipal Zora de Menezes, abrigo provisório da Prefeitura.
“Nós fizemos a remoção no primeiro momento das pessoas que tem algum tipo de deficiência e necessidades especiais de locomoção. Algumas pessoas no começo resistiram a sair mas a gente conseguiu convencer todas a saírem de suas casas”, afirmou.
Veja vídeo da remoção:
O município de Jacuípe, também banhado pelo Rio Jacuípe, também está em estado de alerta, mas ainda não há informações sobre a retirada dos moradores da área de risco.
O nível do Jacuípe atingiu a cota de alerta, que é de 530 cm e a tendência é de elevação do nível, tendo em vista a previsão de chuvas. A Defesa Civil orienta que os moradores de regiões ribeirinhas deixem suas casas e se abriguem em locais seguros
Além disso, os rios Mundaú e Paraíba estão recebendo contribuições significativas, aumentando suas respectivas vazões. Até o momento, não atingiram as cotas de atenção e alerta. No entanto, com a previsão de chuvas durante o final de semana, necessitam de atenção especial.
Com as fortes chuvas registradas desde a noite de ontem, algumas cidades alagoanas já enfrentam enchentes e episódios de desmoronamento de casas.
Leia também:
Inmet estende alerta de chuvas intensas para 81 municípios alagoanos
Após alerta do Inmet, cidades de Alagoas enfrentam alagamentos; vídeos
Chuvas deixam mais de 400 famílias desalojadas e desabrigadas em Atalaia