Maceió

Defesa Civil: Chuvas devem perdurar até o meio-dia desta segunda, 10

Equipes da Defesa Civil de Maceió continuam com o trabalho de monitoramento de áreas afetadas em decorrência das fortes chuvas. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió informa que o alerta sobre o aumento do nível da Laguna Mundaú continua vigente até às 12h desta segunda-feira (10) e que mantém equipes monitorando toda a área no entorno da lagoa, onde ocorrem pontos de inundação, afetando os bairros da região lagunar.

A previsão da Meteorologia é que o tempo na capital segue instável, com possibilidade de chuvas intercalando períodos secos. Nas últimas 24h, foram registrados 14 milímetros de chuvas em Maceió com acumulado de 112 milímetros nas últimas 48h. Os bairros com maior incidência de chuvas foram a Chã da Jaqueira e o Farol.

Desde sexta-feira (7), quando ocorreram chuvas intensas em Maceió, até o final da tarde deste domingo, todas as equipes de plantão da Defesa Civil Municipal foram acionadas para um total de 119 ocorrências, sendo: deslizamentos de barreiras (44), inundações (35), edifícios com problemas estruturais (10), inundações (35), ameaças de desabamento de edifício (5), alagamentos (5), desabamentos parciais (5), ameaças de desabamento de barreiras (5), deslizamentos de barreira com desabamento (2), cratera (1) e deslizamento de barreira com dano à edificação (1).

Os bairros com maior número de ocorrências foram: Chã da Jaqueira (13), Benedito Bentes (12), Bom Parto (10), Trapiche (8), Levada (8), Barro Duro (8), Jacintinho (7), Vergel (6) e Petrópolis (6).

No início da noite deste domingo (9), 1.107 pessoas estavam desabrigadas e 124 desalojadas. A maior parte dessas pessoas foi acolhida em abrigos improvisados em escolas: Antídio Vieira, no Trapiche (129); Rui Palmeira, no Vergel (470); Silvestre Péricles, Pontal (60); Higino Belo, Bom Parto (44); João Feitosa, Rio Novo (53); e Padre Cabral, em Fernão Velho (180). Outros desabrigados e desalojados foram acomodados em abrigos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), além da casa de familiares.