Futebol

A coincidência que une Bruno Lage a ano emblemático de último título brasileiro do Botafogo

Arthur Barreto/Botafogo de Futebol e Regatas

Arthur Barreto/Botafogo de Futebol e Regatas

O Botafogo apresentou nesta quarta-feira (12) Bruno Lage como novo técnico. E o dia 12 de julho tem uma coincidência marcante para os botafoguenses mais supersticiosos.

Foi na mesma data em 1995 que, diretamente de Portugal, após passagens vitoriosas por Vitória de Guimarães, Nacional e Maritimo, Paulo Autuori foi apresentado como treinador do clube carioca. E o fim da história todo torcedor alvinegro sabe de cor e salteado: título brasileiro ao final da temporada.

Há 28 anos, o lendário treinador brasileiro desembarcava ao Rio de Janeiro para assumir a vaga deixada por Jair Pereira. E com cenário totalmente conturbado. O ambiente era pesado, havia salários atrasados e muita pressão, com o artilheiro Túlio Maravilha, grande nome do título, com futuro indefinido. Ao fim do ano, conquista em cima do Santos diretamente no Pacaembu.

Bruno Lage, agora, em cenário completamente diferente, não terá a chance de conquistar o Brasileirão em cima de um clube específico, já que a competição mudou o formato de mata-mata para pontos corridos.

Por outro lado, tem um ambiente bastante favorável dentro e fora de campo. O Botafogo é o 1º colocado na tabela de classificação do torneio após 14 rodadas com 36 pontos conquistados, 10 a mais que os vice-líderes Flamengo e Grêmio.

Caso apareça no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até sexta-feira (14), Lage já poderá comandar o Botafogo contra o Red Bull Bragantino no sábado (15), às 21h (de Brasília), pela 15ª rodada.