Futebol

Do Grupo City à seleção: como Bahia venceu concorrência até de ‘clubes top 5 do Brasil’ para tirar Gilberto da Europa

Letícia Martins/Esporte Clube Bahia

Letícia Martins/Esporte Clube Bahia

Com o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Gilberto já está regularizado e poderá estrear pelo Bahia, que enfrenta o Athletico-PR pelo Brasileirão. Apesar de ser uma peça importante no elenco do Benfica nas últimas temporadas, o lateral, de 30 anos, resolveu deixar a Europa para conquistar novos objetivos na carreira.

“Existia o interesse de algumas equipes do Brasil e dele mesmo em voltar para poder jogar mais tempo. Ele fez 35 jogos na última temporada, mas tem o Bah, que o (técnico) Roger Schmidt contratou”, disse o agente Allan Espinosa, da empresa MFD Sports, ao ESPN.com.br.

“O Gilberto tem o sonho de defender a seleção brasileira. Ele esteve muito perto de jogar a Copa do Mundo de 2022 porque os auxiliares do Tite viram os jogos dele na Champions League em Portugal. Isso mexeu muito com ele. Conversamos sobre essa chance de jogar mais tempo e estar mais perto da seleção”, explicou empresário.

Por causa disso, o lateral passou a avaliar as possibilidades. No final de 2022, o Atlético-MG queria contratar o jogador e chegou a procurar o Benfica. No entanto, a direção lusitana não quis negociá-lo porque o time estava no meio da temporada e queria vencer o Campeonato Português.

Além disso, o Grêmio também manifestou interesse em Gilberto, já que o técnico Renato Gaúcho é um grande admirador do lateral e quis levá-lo ao Flamengo em 2021. No entanto, o clube gaúcho não tinha condições financeiras para pagar os valores que o Benfica desejava, cerca de 4 milhões de euros.

Faltando pouco tempo para o final do Campeonato Português, o Grupo City (dono de vários times incluindo o Manchester City) começou a fazer os primeiros contatos. De acordo com o agente, a transferência foi negociada diretamente com o Benfica, com a intermediação do Bahia.

“Surgiram clubes muito bons, top 5 do Brasil, mas quando tivemos o papo com o Bahia foi diferente de qualquer coisa. Foi apresentado um projeto muito bom. Quando acabou a temporada e voltamos para o Rio de Janeiro, eles vieram conversar e sentimos um cuidado e um carinho muito grandes. O Cadu Santoro (diretor de futebol do Bahia), que conduziu tudo desde o começo, tem um nível de profissionalismo impressionante”, elogiou Espinosa.

Em três anos no estádio da Luz, ele venceu um Português e chegou duas vezes nas quartas de final da Champions League. O Benfica fez jogo duro para liberar Gilberto, mas depois de alguns meses de negociação, o lateral foi anunciado de forma oficial no último domingo (09). Ele assinou contrato com o clube de Salvador até 2026.

“A gente sabe que é uma torcida muito grande e o Gilberto queria jogar em um clube de massa. Acredito que em três ou quatro anos vai chegar entre os principais times. Isso pesou muito para que o Gilberto entendesse o tamanho do projeto do Bahia”, finalizou o agente.