O vídeo de um raro peixe-remo na costa de Ruifang, em Taiwan, repercute nas redes sociais essa semana. O registro, gravado no início de junho deste ano por mergulhadores do país, foi publicado em uma página do Instagram e provocou pânico entre os internautas. A espécie é conhecida por indicar a incidência de desastres naturais e terremotos violentos, de acordo com uma lenda japonesa.
Alguns acreditam que os peixes, que residem em profundidades de 199 a 975 metros abaixo da superfície do oceano, sobem à superfície antes de acontecer um terremoto, como apontou o New York Post.
O peixe-remo costuma viver nas profundezas do oceano, sendo visto pelos humanos apenas quando aparece morto na costa. Neste caso, os mergulhadores conseguiram, inclusive, se aproximar e tocá-lo. O animal tinha aproximadamente 2 metros, mas a espécie pode chegar a 17m.
Segundo o instrutor de mergulho Wang Cheng-Ru em entrevista à Jam Press, “ele devia estar morrendo, então nadou para águas mais rasas”. O peixe-remo de Taiwan ainda tinha crateras misteriosas no corpo. Os especialistas acreditam serem de um tubarão.