Futebol

Renato Augusto decide, Corinthians vence, amplia tabu contra São Paulo e fica a um empate da final da Copa do Brasil

Rodrigo Coca/Sport Club Corinthians Paulista

Rodrigo Coca/Sport Club Corinthians Paulista

O Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 nesta terça-feira (25), na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Renato Augusto anotou os dois gols do Timão, que pode até empatar na partida de volta, no Morumbi, que avança à final da competição. Luciano descontou, mas o Tricolor segue sem saber o que é vencer na casa do rival.

O 1º tempo foi sem grandes emoções em Itaquera. O time comandado por Dorival Júnior dominou o meio-campo e teve mais posse de bola, mas levou pouco perigo ao gol de Cássio. As melhores chances do São Paulo foram nos chutes de fora da área de Michel Araújo e Pablo Maia. Além deles, Arboleda também tentou de cabeça, mas sem sucesso.

Os são-paulinos ainda sofreram uma importante na etapa inicial: Calleri deixou o campo com apenas 24 minutos com dor na coxa direita.

O Corinthians, por sua vez, chutou apenas uma vez com perigo, já aos 32, quanto Renato Augusto tirou da marcação e bateu de chapa para defesa de Rafael.

E foi justamente dos pés do camisa 8 que saiu o primeiro gol do Majestoso. Logo aos 2 do 2º tempo, Renato Augusto, de chapa, fez 1 a 0 para o Corinthians. Só que o Timão não conseguiu segurar a vantagem. Sete minutos depois, Luciano arriscou da entrada da área, a bola bateu na trave, no pé de Cássio e entrou.

O gol de empate colocou fogo no clássico. Os corintianos ficaram na bronca com a comemoração do camisa 10 e uma grande confusão começou entre Caio Paulista e Luxemburgo, com direito até a tênis atirado pela torcida no campo.

Depois disso, o Tricolor seguiu em cima querendo a virada. Aos 27, Arboleda quase marcou após Gil cortar uma bola dentro da área.

Só que o Corinthians fez o segundo. Aos 35, Caio Paulista se atrapalhou, errou o tempo da bola, e Renato Augusto, mais uma vez, não perdoou e mandou a bola para o fundo das redes para fazer 2 a 1 no Majestoso.

Nos minutos finais, o São Paulo seguiu pressionando em busca do empate, mas o Timão se fechou e garantiu a vitória para alegria dos mais de 46 mil torcedores, que lotaram o estádio com direito a recorde de público.

Segue o tabu!

O São Paulo falhou em sua 18ª tentativa de enfim vencer na Neo Química Arena e viu aumentar um tabu que tanto incomoda a torcida tricolor.

Agora, desde que o estádio foi inaugurado, em 2014, os dois times já se enfrentaram no local 18 vezes, com 11 vitórias do Timão e sete empates.

Classificação da Copa do Brasil

Com o resultado, o Corinthians pode até empatar no Morumbi que avança à decisão. Já o São Paulo terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar. Ou por um para levar a partida para os pênaltis.

O duelo de volta acontece daqui há três semanas, no dia 16 de agosto, às 19h30 (de Brasília), no Morumbi.

Quem passar enfrenta o vencedor de Grêmio e Flamengo, que começam a decidir um lugar na final nesta quarta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre. O segundo confronto é duas semanas depois, no Maracanã.