Representantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) realizaram, nos dias 26 e 27 de julho, uma visita técnica ao ecossistema de inovação de Florianópolis (SC). A visita, liderada pelo secretário Sérgio Túlio Cavalcante, teve como objetivo conhecer as experiências positivas do setor tecnológico e de inovação da capital catarinense, para trazer inspiração e lições para fomentar a área em Maceió.
Florianópolis tem uma história de sucesso no setor tecnológico, que remonta à década de 80. Graças a uma estratégia inteligente de diversificação econômica, a cidade se tornou um importante polo empreendedor, com reconhecimento mundial por suas iniciativas inovadoras.
O investimento contínuo em pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo tem impulsionado a criação de soluções inovadoras em diversos setores da economia local. Sendo, atualmente, a tecnologia, a maior receita da arrecadação daquele município.
Durante a visita, o secretário Sérgio e a subsecretária Rosa Ferro tiveram a oportunidade de conhecer de perto os projetos ligados à inovação da Prefeitura de Florianópolis, o funcionamento do Sapiens Parque, as parcerias com instituições como Sebrae Santa Catarina e entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Clube dos Diretores Lojistas (CDL) de Florianópolis. Além de visitar a Celta, a primeira incubadora do Brasil, fundada em 1986, e responsável por iniciar o movimento de tecnologia e inovação na região.
Com base nas experiências e aprendizados obtidos em Florianópolis, a Prefeitura de Maceió tem a intenção de aplicar medidas similares e adaptadas à sua realidade para fomentar o setor tecnológico e de inovação na capital alagoana.
“A expectativa é que essa troca de experiências e o conhecimento adquirido em Florianópolis se transformem em ações concretas que impulsionem a transformação digital de Maceió, seja proporcionando capacitações nas áreas ligadas à tecnologia e inovação, para aumentar o nível de empregabilidade do maceioense, seja na criação de políticas públicas que possam incentivar o ambiente de negócios inovadores na nossa capital”, concluiu o secretário.