A empresa BRK Ambiental foi autuada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) por lançar efluente in natura na Praia de Ponta Verde.
Segundo o órgão ambiental, o local apresentava colocação típica de esgoto e odor característico.
A empresa, que responsável pela captação e disposição final de esgoto em Maceió, também foi multada em R$ 100 mil e intimada a cessar imediatamente o lançamento de efluentes na praia.
Ainda de acordo com o IMA, a BRK terá que apresentar um relatório detalhado das ações que serão realizadas com a finalidade de sanar os danos causados ao meio ambiente.
Caso a medida seja descumprida, a empresa terá que pagar multa de R$20 mil por dia.
NOTA
A BRK informa que as línguas sujas estão relacionadas ao sistema de drenagem de águas pluviais, cuja operação e manutenção são de responsabilidade das prefeituras. Dessa forma, a identificação das irregularidades nesse sistema e a fiscalização dessas ligações cruzadas faz parte do escopo de atuação do Município, que têm o poder de aplicar as devidas sanções aos imóveis que lançam esgoto nas galerias de drenagem.
A concessionária é responsável pela operação das redes públicas de esgoto e tem contribuído para mitigar essa situação por meio do Programa Saneamento a Limpo – até o momento, já foram enviados aos órgãos municipais competentes mais de 500 casos com diversos tipos de irregularidades constatadas.
BRK